NOTÍCIAS

Cultura | 08.03.12 - 16h54

Participação feminina é destaque na gestão do Recife

Com 63% dos cargos ocupados por mulheres, Administração Municipal conta ainda com sete secretárias no comando de importantes setores como Educação e Obras
 
Seguindo uma política de combate a discriminação e a violência de gênero, a Prefeitura do Recife vem adotando ao longo dos anos uma postura de valorização da mulher. Na Administração Municipal, cerca de 63% dos cargos são ocupados por elas (23.227 servidoras), acompanhando uma tendência na qual a presidenta Dilma Rousseff é o maior símbolo atual.
 
As pastas com maior participação feminina são respectivamente: Saúde com cerca de 8.600 servidoras e Educação com mais de 6.000 funcionárias. Dentre os cargos de maior relevância nas secretarias, presidências e diretorias de autarquias, são 18 ocupados por mulheres, sendo sete secretárias. “Na Prefeitura do Recife existe todo um trabalho para que as mulheres assumam posições de poder, o próprio perfil da atual gestão faz com que isso ocorra naturalmente. Quando João da Costa chegou, tínhamos apenas quatro mulheres ocupando cargos do primeiro escalão, hoje temos 18. A mulher tem se destacado como gestora por vários motivos, inclusive pela capacidade de lidar com mais sensibilidade no nível interpessoal”, ressaltou a secretária Especial da Mulher, Rejane Maria Pereira.
 
Embora os números demonstrem o aumento das mulheres na ocupação de cargos importantes, existem setores em que a quebra do preconceito surpreende visões mais arcaicas da sociedade. A presidenta da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, é uma prova disso. “Ouvimos aquelas piadas corriqueiras, que as mulheres não entendem de trânsito, que só sabem pilotar fogão, etc. Bem, isso realmente não condiz com a realidade. Dados do Detran mostram que as mulheres são minoria em relação a infrações no trânsito. Os homens ganham disparado”, afirmou a presidenta.

Hoje, atuam em funções de comando na Prefeitura do Recife as secretárias: Ivone Caetano (Educação), Maria De Biase (Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras), Niedja Queiroz (Assistência Social) Ceça Britto (Relações com a Imprensa), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Rejane Pereira (Mulher), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã). Também merece destaque a direção de órgãos - Luciana Félix (Fundação de Cultura), Fátima Medeiros (Csurb), Maria de Pompéia (CTTU), Cleide Torres (Procon), Keila Ferreira (Codecir), Niedja Queiroz (Iasc) e Débora Mendes (URB).