NOTÍCIAS

Cultura | 08.03.13 - 14h53

No Dia da Mulher, PCR anuncia ampliação de licença maternidade para seis meses

[caption id="attachment_31999" align="aligncenter" width="679"]No Dia da Mulher, PCR anuncia ampliação de licença maternidade - Andréa Rêgo Barros/PCR O prefeito Geraldo Julio anunciou a ampliação do benefício na manhã deste oito de março, Dia Internacional da Mulher.
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

As servidoras municipais que ocupam cargos comissionados, funções temporárias e no regime celetista terão direito a seis meses de licença maternidade, o equivalente a 180 dias. Um projeto de Lei regulamentando a medida será enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Geraldo Julio, que anunciou a ampliação do benefício na manhã deste oito de março, Dia Internacional da Mulher, durante solenidade em homenagem às mulheres realizada no edifício-sede da PCR. A ampliação da licença, que antes era de quatro meses, beneficiará boa parte das 18.320 servidoras municipais, que correspondem a 64,41% de todo o quadro funcional da PCR. No ato de hoje, o prefeito também assinou decreto regulamentando e estruturando a Secretaria da Mulher do Recife.

Geraldo Julio enfatizou durante a homenagem que, na sua gestão, as políticas de gênero não serão capitaneadas apenas por uma secretária específica, mas pelo próprio prefeito. O gestor assegurou empenho de toda a Prefeitura na construção das ações para proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. “Para buscar de verdade a igualdade, a redução da violência, o direito, a educação e o respeito, nós precisamos construir um trabalho intangível. Todas as políticas são extremamente importantes e nós vamos executá-las”, destacou o prefeito.

Secretária da Mulher do Recife, a médica Silvia Cordeiro elencou as principais políticas públicas que serão desenvolvidas para as mulheres por meio da sua pasta. “Temos quatro grandes programas: o ‘Cidade Segura Para as Mulheres’, que vai concentrar todas as ações de prevenção de violência; a campanha “Nem Com Uma Flor”; a criação dos Centros de Mulheres nas RPAs e o compromisso de incentivo e financiamento às empreendedoras”, ressaltou Silvia.
 

[caption id="attachment_32001" align="aligncenter" width="680"]No Dia da Mulher, PCR anuncia ampliação de  licença maternidade para seis meses - Andréa Rêgo Barros/PCR A ampliação da licença beneficiará boa parte das 18.320 servidoras municipais. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A cerimônia foi prestigiada por todo corpo de secretários e secretárias, pela Deputada Federal Luciana Santos, pela secretária dos Esportes do Governo estadual, Ana Cavalcanti, pela juíza da Vara de Crimes contra a Mulher, Roberta Jardim, além de vereadores e da vereadora Isabella de Roldão. A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, também esteve presente, assim como o vice-prefeito Luciano Siqueira e sua esposa Luci. A cantora Nena Queiroga comoveu a platéia com a canção 'Maria Maria", de Milton Nascimento, na abertura do evento.

O prefeito lembrou a sua atuação como secretário estadual de Planejamento e Gestão para reforçar que o Governo de Pernambuco também está atento ao tema. “O governador é patrocinador da política de gênero. E eu, não só por minha formação, mas por convicção, tinha uma atenção especial à Secretaria das Mulheres. Quando a secretária Cristina Buarque conversou pela primeira vez comigo para solicitar orçamento, eu me apressei em dizer que para existir políticas públicas para as mulheres é preciso de estrutura e orçamento”, comentou Geraldo.

No final do evento, Geraldo Julio recebeu abraço da aluna da Rede Municipal, moradora do Torreão, Vitória Duarte, acompanhada da mãe, a dona de casa Elizabeth Maria. "Minha filha é sua fã número um. Sempre quer ver e ouvir o que o senhor está dizendo na televisão”, pontuou Elizabeth Maria.

Foram vários cumprimentos pelas ações e decisões anunciadas, entre eles o de Arenilda Duque, servidora com deficiência, representante do movimento de mulheres. “Foi uma luta grande para chegar até a criação da Secretaria, eu contei 12 anos de espera. Afinal, Recife sai na vanguarda num passo decisivo”. Sentimento reforçado pelas palavras do prefeito. “Eu acho que só assim a gente consegue fazer avanços no combate à desigualdade”, afirmou Geraldo.

MAMÓGRAFOS – No mês da Mulher, duas unidades móveis equipadas com mamógrafos digitais começaram a percorrer os bairros da capital, em uma campanha da Prefeitura contra o câncer de mama. Segundo estudo produzido pela Secretaria de Saúde do Recife, cada veículo, denominado “Amigo do Peito”, tem capacidade para realizar uma média de 400 exames por semana, quatro vezes mais do que o registrado nos serviços especializados. A ação, que começou na última sexta-feira (1º), nos bairros de Joana Bezerra (área central) e Cohab (Zona Sul), tem como estratégia ir até a mulher e não esperar que ela procure a clínica para fazer o diagnóstico.

Presente ao ato, o Secretário municipal de Saúde, Jailson Correa, informou que o percentual de representatividade feminina é maior na sua secretaria. As servidoras somam 76% do quadro. Jailson informou que a data também foi escolhida para estimular a prevenção e tratamento ao câncer de mama, com o caminhão equipado com mamógrafo estacionado durante todo o dia para exames. Em levantamento prévio, foi identificado que cerca de 180 estavam desatualizadas.