NOTÍCIAS

| 08.03.15 - 10h54

Combate ao mosquito da dengue mobiliza cerca de 100 profissionais de Vigilância Ambiental do Recife

Agentes de saúde ambiental fizeram cerca de 3.200 visitas domiciliares em toda a cidade. (Foto: Divulgação)

Durante este sábado (7), cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife realizaram trabalho de combate ao mosquito da dengue e da chikungunya. As equipes visitaram cerca de 3.200 imóveis em todos os distritos sanitários da cidade. A ação vai acontecer todos os fins de semana até o mês de abril.

Cada um dos oito distritos sanitários do Recife recebeu uma equipe da Vigilância composta por 8 (oito) pessoas, entre eles agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e supervisores. Nas visitas domiciliares, os agentes fazem abordagens educativas sobre como prevenir o mosquito e afastar o risco das doenças, bem como o tratamento focal dos criadouros. Outras duas equipes visitaram unidades de saúde para fazer aspiração dos vetores.

“O trabalho de hoje complementa as ações que realizamos de rotina. As localidades são escolhidas por vários motivos, como concentração de casos, locais fechados durante a semana porque os donos trabalham ou por infestação de mosquitos”, disse Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde do Recife.

A dona de casa Lúcia Gomes, moradora do bairro de Água Fria, fez questão de deixar o asace entrar em sua residência. “Sempre deixei eles entrarem porque é pro nosso bem, e eu já conheço quase todos, são antigos aqui na área. Tem até o nome deles aqui na ficha de visita”, contou. “Já tive (dengue) uma vez e morro de medo de ter de novo. É muito ruim, então cuido de tudo que fica por aqui”, afirmou a aposentada Carmen dos Santos, de 67 anos.