Agenda do Prefeito | 08.03.18 - 13h20
Brigada Maria da Penha ganha as ruas e fortalece combate à violência contra mulher
Grupo estará nas ruas a partir desta sexta-feira (9) e, neste primeiro momento, 120 mulheres serão acompanhadas. Prefeito Geraldo Julio fez a ativação da brigada na manhã desta quinta (8), Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional das Mulheres, a luta das recifenses em situação de violência ganha mais um aliado. O prefeito Geraldo Julio e a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, ativaram nesta quinta-feira (8) a Brigada Maria da Penha, cujo objetivo é garantir o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e assegurar que as medidas protetivas sejam respeitadas e cumpridas. O grupo será formado por oito guardas municipais, quatro homens e quatro mulheres, e vai acompanhar caso a caso a situação das mulheres e fará visitas regulares às moradias. A Brigada começa a atuar já nesta sexta (9).
"A gente comemora neste Dia Internacional das Mulheres uma ação concreta para as mulheres do Recife, que é a Brigada Maria da Penha. Ela é formada por homens e mulheres e uma viatura capacitada para fazer o atendimento às mulheres que estão em uma situação de muita vulnerabilidade e nosso objetivo é apoiar o atendimento no trabalho protetivo do Centro Clarice Lispector", afirmou o prefeito Geraldo Julio. Neste primeiro ciclo, foram separados os casos de 120 mulheres, que vão receber os cuidados da Brigada.
Para Cida Pedrosa, a iniciativa é mais um instrumento de defesa das mulheres contra os agressores. "A Brigada visitando elas semanalmente, por exemplo, faz com que o agressor saiba que essas mulheres estão sob vigilância, sob o cuidado do poder público municipal e ele vai refrear os seus instintos de agressão", defendeu a titular da pasta da Mulher.
No intuito de garantir o empoderamento feminino, a Brigada será sempre capitaneada por uma mulher. Entre as atribuições do grupamento estão apoiar e acompanhar a equipe técnica da Secretaria da Mulher (assistentes sociais, psicólogas e advogadas) na realização de suas atividades internas e externas como oitivas nas delegacias, audiências judiciais, visitas domiciliares e em ações pedagógicas relacionadas ao enfrentamento à violência e à disseminação da Lei Maria da Penha.
Há 1 ano na Guarda Municipal do Recife, Cibele Karla Lobo, 31 anos, é uma das profissionais que farão parte da Brigada Maria da Penha. Ela recebeu das mãos do prefeito a chave da viatura, que recebeu identificação especial com a identidade visual do programa.
Entusiasmada com a nova jornada, a brigadista contou dos cursos de aprofundamento que fez sobre o tema e falou da vivência nas ruas com mulheres em situação de violência. "Na verdade, eu sempre trabalhei na viatura e já me deparei com várias mulheres nas ruas que eram vítimas e a gente encaminhava para delegacia, dava apoio e, realmente, é um trabalho significativo. Me sinto muito mais forte e estou muito feliz em fazer parte dessa Brigada", contou a guarda municipal.
O CENTRO - O Centro Clarice Lispector atende mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. No local, são realizados atendimentos psicossociais e orientações jurídicas como acompanhamento nas audiências e solicitações de medidas protetivas. O Clarice dispõe ainda de equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistentes,advogadas e educadoras sociais. O atendimento é gratuito e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Nos finais de semana, o equipamento atende no esquema de plantão. O "Liga, Mulher" (0800 .281.0107) recebe ligações de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Centro fica na Bernardo Guimarães, 470 - Boa Vista.