Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.03.18 - 15h04

Prefeitura do Recife avança no esporte escolar e no incentivo ao alto rendimento

img_alt

Prefeito Geraldo Julio lançou Programa Esporte é Fundamental, que vai atender mil alunos da rede municipal, e anunciou a convocação da atleta olímpica Cisiane Dutra para integrar o Recife Esportes de Rendimento, como coordenadora do núcleo de atletismo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

A Prefeitura do Recife deu novo passo para estimular a prática esportiva na cidade. Nesta quinta-feira (8), o prefeito Geraldo Julio lançou o programa Esporte é Fundamental, com o objetivo de incentivar o esporte de base nas escolas da rede. Além disso, o gestor anunciou o reforço da atleta olímpica Cisiane Dutra Lopes no quadro da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A atleta olímpica vai coordenar o setor de atletismo do Programa Recife Esportes de Rendimento. No, Esporte é Fundamental, a expectativa é que sejam atendidas 100 crianças por núcleo, um total de mil alunos em todo o programa. As aulas terão início a partir desta sexta-feira (9).
 
"O lançamento do programa Esporte é Fundamental é muito importante para nossa gestão, porque mil alunos da rede municipal de ensino vão iniciar sua vivência na prática esportiva e, quem sabe, mais para frente possam virar atletas de rendimento e de resultados. Também comemoramos aqui a chegada de Cisiane Dutra, que é pernambucana e foi várias vezes campeã brasileira na marcha atlética e entra agora na nossa equipe para reforçar o time de Yane Marques para que cada dia mais o esporte aqui no Recife possa avançar", afirmou o prefeito Geraldo Julio. Estavam presentes no evento os professores que vão atuar na formação dos alunos. 
 
Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto Esporte é Fundamental vai oferecer a iniciação à prática esportiva para estudantes dos Anos Iniciais, com idades entre 6 e 10 anos. As aulas acontecerão no contraturno escolar. O objetivo é estimular que as atividades esportivas façam parte da rotina dos alunos.
 
Segundo a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça, haverá "escolinhas" de sete modalidades diferentes, em esportes individuais e coletivos, distribuídas em 10 núcleos distintos. As aulas vão acontecer em escolas da rede e no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Para garantir que o poder de transformação do esporte será aliado ao rendimento nas escolas, alguns critérios serão levados em consideração para participação no programa. 
 
Serão ofertadas vagas prioritárias para as crianças com idades entre 6 a 10 anos, para alunos da rede municipal de ensino, devidamente matriculados e com frequência comprovada. Também serão incluídos como prioridade os alunos com deficiência matriculados nas escolas da rede. Os que estão fora da faixa etária prioritária serão aceitos mediante vagas não ocupadas pelos grupos prioritários.
 
ESPORTE DE RENDIMENTO - O convite a Cisiane Dutra partiu da secretária Executiva de Esportes do Recife, Yane Marques. Atleta olímpica da marcha atlética, Cisiane afirmou que a motivação vem da vontade de mudar a vida de jovens e crianças por meio da prática esportiva. "A expectativa é de mudança e muito trabalho", grifou. 
 
Segundo Yane, o evento desta quinta marca uma nova etapa do esporte de rendimento no Recife. "O vôlei de praia já está mais consolidado, as crianças estão mais assíduas e a gente consegue perceber o nível técnico delas. Agora, as provas de atletismo e marcha ganharão treinamento olímpico, uma vez que Cisiane chegou como referência. Ela tem um olhar clínico para descobrir atletas e identificar os talentos", explicou a titular da pasta de Esportes. 
 
O projeto estimula a prática dos esportes de rendimento e também a descoberta de novos potenciais atletas da cidade. Em sua fala, o prefeito Geraldo Julio pontuou a importância de criar campeões, na vida e nos esportes. No evento, 30 jovens atletas que já treinam na escolinha de vôlei, na Orla de Boa Viagem, no âmbito do Programa Recife Esportes de Rendimento, receberam camisas UV para ajudar nos treinamentos.