NOTÍCIAS

Mulher | 08.03.23 - 17h36

8 de Março: Prefeitura do Recife anuncia conjunto de ações para fortalecer e ampliar os serviços para as mulheres

img_alt

Entre as medidas, a prefeitura realiza o primeiro concurso público com o objetivo de criar quadro próprio de servidores municipais da Secretaria da Mulher do Recife e lança o projeto Tá com Elas - o Crédito é da Mulher. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Com o tema "Além das Flores, a Importância da Luta das Mulheres", a Prefeitura do Recife anunciou diversas ações para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. Entre as atividades estão o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal para a criação do primeiro concurso público para a Secretaria da Mulher do Recife e o lançamento do projeto Tá com Elas - o Crédito é da Mulher, que visa estimular a autonomia financeira de mulheres recifenses.

Com o objetivo de fortalecer a prestação do serviço público voltado para as mulheres, o Prefeito João Campos assinou o Projeto de Lei para a criação do primeiro concurso público para compor o quadro de pessoal da Secretaria da Mulher do Recife. Ao todo, são 81 vagas para as áreas de assistência social, psicologia, jurídica, pedagogia, ciências sociais, educação social e arte educação (nível superior). O Projeto será enviado à Câmara Municipal e avaliado pelos vereadores para, assim, poder ser executado.

“Pela primeira vez na história, teremos um concurso público para Secretaria da Mulher e, com isso, a gente garante perenidade. Independente do gestor, a gente garante que haverá a permanência dessas políticas públicas. Então, verdadeiramente, como a primeira capital do Brasil a ter paridade de gênero nos seus cargos de liderança, hoje eu fico feliz de compartilhar essa luta. Temos um time grande de mulheres que está liderando o Recife e eu acredito que a nossa cidade está melhor a cada dia”, disse o prefeito.

Também faz parte das ações, a regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher. Recife é a primeira cidade do Brasil a criar um fundo voltado para o gênero, que possibilita à Secretaria da Mulher do Recife captar recursos nacionais, internacionais e de iniciativa privada, voltados para o desenvolvimento das suas ações, como o Centro de Referência Clarice Lispector, Maria da Penha vai à Escola, capacitação profissional, entre outros. Dos recursos captados, 50% serão destinados para as ações de gênero, 40% para custeio da secretaria e 10% para financiar iniciativas da sociedade civil. “Esse decreto que o prefeito assina hoje regulamenta o fundo municipal de política pra mulheres. Então, a partir dessa regulamentação, o fundo vai passar a funcionar e a gente vai poder buscar recursos, repasses e convênios em outras instituições. E isso fortalece a política para as mulheres, porque com o fundo temos o recurso garantido”, afirmou a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.

A Secretaria da Mulher lança também o projeto “Tá com Elas - o Crédito é da Mulher”, que pretende ofertar um mix de serviços para as mulheres empreendedoras e tomadoras de crédito do programa de microcrédito da Prefeitura, o Crédito Popular do Recife. O programa vai possibilitar às mulheres tomadoras de microcrédito desde conteúdos sobre empreendedorismo em linguagem leve e simples, as mentorias individuais que visam apoiar as empreendedoras com a construção de planos de negócios, além de dúvidas sobre precificação, fluxo de caixa e marketing digital.

Como parte das atividades de comemoração ao dia 8 de março, foi realizada, ainda, a visita técnica nas obras do Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, equipamento público localizado na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, voltado para o desenvolvimento de projetos, ações e serviços para mulheres. O local terá como principal objetivo a promoção da cidadania e de desenvolvimento de potencialidades para o empoderamento econômico, político e social das mulheres do Recife.

“O centro Bárbara de Alencar é um centro destinado à qualificação das mulheres, ao empoderamento delas, onde haverá a qualificação nas áreas de costura, de gastronomia, de barista, cursos de capacitação, entre outras ações. Esse centro, que está sendo feito no Bairro do Recife, vai garantir todo um empoderamento das mulheres nesse entorno”, explicou Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.

Campanha - A campanha “Além da Flores, a Importância da Luta das Mulheres” abre um debate sobre a necessidade das pessoas perceberem que o Dia da Mulher é uma data, antes de tudo, política. É momento de reverenciar as mulheres que lutaram antes, fortalecer as que estão nas trincheiras hoje e pavimentar o caminho das que virão depois. Apesar das flores serem um gesto simbólico de reconhecimento e admiração, o verdadeiro reconhecimento da luta das mulheres deve ir além disso, valorizando, respeitando suas conquistas e sua trajetória histórica de superação de desafios e obstáculos.