Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.03.23 - 17h33

Prefeitura do Recife prorroga vacinação contra meningite meningocócica para crianças até 10 anos e trabalhadores da saúde

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife oferta o imunizante nas mais de 150 salas de vacina do município sem necessidade de agendamento. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

Com prazo inicial até fevereiro deste ano, a campanha de vacinação contra meningite meningocócica para crianças de até 10 anos não vacinadas e trabalhadores de saúde foi prorrogada até julho. O imunizante, que protege contra a doença, está disponível nas mais de 150 salas de vacina da Rede Municipal, sem necessidade de agendamento. (A lista completa dos locais pode ser conferidaaqui)

 

A campanha teve início em agosto do ano passado, por recomendação do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica, além de ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte.

 

Para ter acesso ao imunizante, os menores de 10 anos, acompanhados de um responsável, e os trabalhadores da saúde, devem procurar uma das salas de vacina do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

 

O imunizante já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e possui um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço preferencialmente aos 12 meses de vida. Com a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

 

DOENÇA - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Embora pessoas de qualquer idade possam contrair meningite, as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. 

 

A transmissão da meningite ocorre através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza.