NOTÍCIAS

Covid-19 | 08.03.23 - 18h42

Recife aplica vacina de reforço bivalente contra covid-19 em pessoas de 60 a 69 anos

img_alt

Imunização deste novo público começa nesta quinta-feira (9), por demanda espontânea e por agendamento através do site ou aplicativo do Conecta Recife. Segundo estimativa, mas de 144 mil idosos serão contemplados. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

A partir desta quinta-feira (9), a Prefeitura do Recife vai começar a aplicar a vacina de reforço bivalente contra covid-19 nos moradores de 60 a 69 anos. As pessoas desta faixa etária devem ter tomado, no mínimo, duas doses do imunizante anticovid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses. Na capital pernambucana, a vacinação ocorrerá por demanda espontânea, por meio de agendamento, através do site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife, que estará aberto a partir das 18h desta quarta-feira (8). 

 

Nesta quinta-feira (9), a capital pernambucana vai receber 96.264 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde do Recife, a cidade tem 144.172 idosos entre 60 a 69 que serão contemplados com a vacina nesta segunda fase de imunização.

 

Nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, a imunização ocorrerá sem necessidade de marcação, de acordo com o dia em que é realizada a aplicação da vacina anticovid em cada unidade de saúde. A lista com os horários e dias de funcionamento de cada local pode ser conferida aqui: https://bit.ly/3tVdGkk

 

Já nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a vacinação ocorrerá de domingo a domingo. Os horários de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk.

 

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Caso o munícipe tenha concluído o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante Ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes. A vacina possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.