NOTÍCIAS

| 08.04.11 - 12h50

Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb

Anúncio foi feito durante almoço com sócios do Sinduscon. Lista estará disponível no site da PCR

Por Vanessa Beltrão

O prefeito do Recife, João da Costa, participou de um almoço na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), no bairro da Ilha do Leite, nesta sexta-feira (8). Durante o encontro, que reuniu mais de 50 sócios da entidade, o gestor municipal anunciou a atualização da tabela de preços da Emlurb, que entrará em vigor na próxima semana, e também falou sobre o desenvolvimento da Cidade.

Vamos publicar a correção da tabela da Emlurb. Sabemos do papel referencial do documento para o Recife e o Estado”, anunciou o prefeito durante discurso. A lista atual com mais de 1.600 itens servirá como parâmetro para orçar os custos de intervenções da PCR, como reformas em escolas, pavimentação de vias e construção de Academias da Cidade. Na próxima segunda-feira (11), ela estará disponível no site da PCR.

O anúncio foi bem recebido pelos presentes. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), José Mário de Araújo, que estava presente no almoço, classificou a notícia como muito boa e ressaltou a importância da tabela nos processos de licitação. A lista é composta por itens relacionados à construção civil, alvenaria, pavimentação, materiais elétricos, drenagem, hidrosanitários, mão de obra e transporte. Na nova tabela, também foram inseridos equipamentos ligados à acessibilidade de pessoas com deficiência, por exemplo, os pisos táteis.

Desenvolvimento – Na ocasião, o prefeito ainda ressaltou que o Recife vive um momento muito bom, fruto da transformação macroeconômica do Brasil. “Vamos ser sede da Copa e isso abrirá uma janela de oportunidade para a gestão pública e privada, pois também envolve a realização de obras”, completou João da Costa, citando vários projetos em andamento para estruturar o Município.

Segundo o presidente do Sinduscon, Gustavo de Miranda, é positivo ter o poder público como parceiro, já que é uma forma de fazer todos ganharem, principalmente a cidade. “Acho fundamental a preocupação da Prefeitura com os compromissos assumidos e as empresas locais. Isso nos deixa tranquilos para exercer o trabalho. Havendo essa comunhão de esforços com o Governo Municipal, todos irão ganhar”, finalizou.
Participaram do almoço, os secretários municipais de serviços públicos, Eduardo Vital, de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, secretária de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca, o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, e a presidente da URB, Débora Mendes.

TABELA DA EMLURB -
A elaboração da nova tabela segue critérios rigorosos a fim de garantir um valor adequado à realidade de mercado e que também não onere os cofres do Município. Para isso, a cotação de cada item é feita em diversas empresas do ramo de atividade. Depois disso, é calculado um valor médio, que passará a estabelecer o custo de cada componente da obra. Criada há mais de 20 anos, a lista tem servido de referência para estimar valores para obras de construção civil por instituições do Governo do Estado, prefeituras municipais e até administrações fora de Pernambuco.