Prefeitura inicia obra do 1º Centro de Parto Normal da rede de Saúde
A opção pelo parto normal garante às mulheres uma recuperação mais rápida e uma probabilidade menor de contrair infecções. Nesse sentido, a Prefeitura vai oferecer às recifenses um equipamento pioneiro na rede de saúde do Município, que possibilitará o planejamento da gravidez e uma atenção mais humanizada na hora do nascimento. O prefeito Geraldo Julio autorizou, nesta terça-feira (8), o início da construção do 1º Centro de Parto Normal (Rede Cegonha), que funcionará na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.
A unidade de saúde será entregue em novembro de 2014, a partir de um investimento de R$ 1 milhão. Esse modelo de atenção à saúde da mulher e da criança tem como uma das principais finalidades reduzir a mortalidade infantil até os primeiros 24 meses de vida. A Arnaldo Marques teve ainda a requalificação da sua Farmácia da Família inaugurada hoje por Geraldo Julio. Na ocasião, o gestor recifense também anunciou a ampliação do setor de triagem do local.
"Já estamos construindo uma maternidade no Hospital da Mulher do Recife, que diminuirá o déficit. Mas precisamos melhorar a qualidade e a capacidade das maternidades da nossa cidade. Por isso, temos realizado tantas intervenções na unidades que integram a nossa rede. Este centro fará com que a PCR praticamente dobre a capacidade de atendimento na Arnaldo Marques", argumentou Geraldo Julio.
Quando estiver pronto, o Centro de Parto Normal terá cinco quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com banheiros privativos, sendo um deles com banheira para possibilitar a realização de partos na água. O CPN terá ainda uma área de conforto para as gestantes, um posto de enfermagem, além de uma sala de assistência ao recém-nascido. Também será permitida a presença de um acompanhante de livre escolha durante o parto. "As gestantes terão um ambiente mais acolhedor. Aumentaremos em cerca de 30% os números de partos com absoluta segurança", acrescentou o secretário de saúde, Jailson Correia.
Para Valesk Fernanda, grávida de sete meses do primeiro filho, saber que a maternidade vai abrigar um centro com atendimento mais humanizado foi motivo de alegria. "Fiquei muito feliz em saber disso. Como mãe, o que queremos é nos sentir mais seguras e confortáveis. O carinho, a atenção e o respeito com o momento do parto é muito necessário. Saber que mães - como eu serei daqui a alguns meses - poderão ser atendidas com mais atenção, em uma estrutura ainda melhor, me deixa muito contente", comemorou a estudante, de 20 anos.
Já as obras de ampliação do setor de triagem da Arnaldo Marques vão contemplar intervenções como a adequação de duas recepções; de um consultório de classificação de risco; uma sala de serviço social; duas salas de observação; dois consultórios; uma sala de pequenos procedimentos; uma sala de coleta de exames, bem como uma sala de higienização. A iniciativa da PCR visa proporcionar um melhor atendimento às mulheres nas situações de emergência, abortamento, eclampsia, crises convulsivas e outras patologias.
FARMÁCIA DA FAMÍLIA - A nova Farmácia da Família da Arnaldo Marques já está funcionando. No local, a PCR investiu R$ 268,9 mil em obras de reestruturação física, além da melhoria nas instalações através da climatização, aquisição de novos equipamentos e materiais. A população coberta pela FF pode chegar a 40 mil pessoas, estimando um atendimento médio de 35% dessa população/mês ou cerca de mil pacientes por dia.
As Farmácias da Família distribuem gratuitamente mais de 300 tipos de medicamentos genéricos, incluindo os de uso contínuo para tratamento de hipertensão, transtornos mentais e diabetes, assim como preservativos. Para ser beneficiado, o usuário precisa se dirigir à Farmácia da Família ligada a sua Unidade de Saúde da Família com a prescrição do médico. Uma vez cadastrado no Sistema de Controle e Custeio da Assistência Farmacêutica, o usuário, de posse de uma receita médica, com solicitação de até seis meses, estará automaticamente agendado o recebimento dos medicamentos.
O prefeito ressaltou que a requalificação do equipamento demonstra o respeito da gestão com os usuários da farmácia. "Tivemos aqui no ano passado e vimos as pessoas esperando para pegar remédio no sol, já frágeis, horas em pé. Aqui não vejo tinta, vidro, lâmpada ou ar-condicionado; vejo respeito. O respeito pelas pessoas, pelo povo que paga seus impostos. Os que estão fragilizados agora encontram uma melhor estrutura, mais preparada, climatizada. As pessoas poderão pegar seus medicamentos com conforto e encontrarão gente trabalhando com todas as condições. Esta obra olha o Ibura com cidadania", pontuou Geraldo.
Vigilante e morador do UR-04, Reginaldo Nascimento destacou a importância da requalificação. "As pessoas que vinham aqui sofriam muito, sob péssimas condições, levando sol, chuva; sem nenhuma cadeira para sentar. Agora, as pessoas vão ter uma condição melhor de serem atendidas, pegarem seus remédios com mais conforto, em um ambiente climatizado. Esse tratamento e essa atenção com o povo faz muita diferença, e percebemos como essa gestão se preocupa com isso. Hoje é um dia feliz para o nosso povo."
Após a requalificação, a farmácia dispõe de sala para orientação, área de armazenamento e ambiente de atendimento ao usuário. Conta também com nove funcionários, sendo um farmacêutico e oito agentes administrativos que atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Farmácia da Família é informatizada para controle de estoque e auxílio no fornecimento de dados epidemiológicos. No total, o Recife conta com 11 unidades do tipo, distribuídas nos seis Distritos Sanitários - todas passarão por reforma.