Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 08.04.22 - 09h13

Em blitze de fiscalização, agentes de trânsito da CTTU recuperam motocicletas roubadas

img_alt

Operações realizadas em parceria com a Polícia Militar visam garantir segurança viária e coibir infrações de trânsito. (Foto: Cortesia)

 

Para garantir a segurança viária e coibir as infrações de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), intensificou a fiscalização e a operação de trânsito com foco nos fatores de riscos dos motociclistas, que envolvem o uso incorreto do capacete, o excesso de velocidade e, ainda, o uso de equipamentos de proteção em desacordo com a regulamentação. Além da fiscalização de trânsito, conforme os veículos foram parados nas blitze, foram encontradas quatro motocicletas com registros de roubo, que foram encaminhadas à Polícia Militar para devolução aos respectivos donos.

"Como temos muitas denúncias de motociclistas envolvidos em rachas e também sabemos que eles representam 70% das vítimas feridas no trânsito são os condutores de motos, resolvemos intensificar as blitze educativas durante o ano de 2021, que fez mais de 6 mil abordagens e, agora, estamos intensificando a fiscalização com esse público para reduzir os fatores de riscos de sinistros de trânsito", explica o gerente geral de operação e fiscalização, Nilton Prazeres. "Encontrar um veículo roubado e devolver para o seu dono é um bônus na operação e os cidadãos podem sempre contar com a CTTU nas ruas porque estamos na cidade para auxiliar as pessoas", destaca.

As equipes de operação e fiscalização atuam 24h por dia coibindo as infrações de trânsito por meio de blitze educativas e de fiscalização. Os agentes de trânsito são dispostos em pontos fixos ou em viaturas e, ainda, na Central de Operações de Trânsito (COT) com as câmeras de videomonitoramento. O mapeamento dos locais que terão blitze ou rondas é feito tanto pela intensidade do fluxo de veículos, quanto pelas denúncias dos cidadãos feitas pelo teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078 ou, ainda, pelo twitter @CTTU_Recife.

PROGRAMA PILOTO SEGURO - Lançado em 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito - educação, engenharia e fiscalização - para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.