Fórum Gestor participa de oficina de Orçamento Público Sensível a Gênero
Técnicos municipais lotados nas Diretorias de Administração Setorial (DAS) das 23 secretarias e das cinco diretorias que integram o Fórum Gestor de Gênero do Recife participam, nesta quarta-feira (9), de uma oficina sobre Orçamento Público Sensível a Gênero. Ministrado por Gilda Cabral, especialista no assunto e consultora do Centro Feminista de Estudos e Assessorias (Cfemea), com sede em Brasília, o encontro será realizado das 9h às 17h, no Auditório do Forte do Brum (Museu do Exército).
Já na quinta-feira (10), a oficina será dividida em duas etapas. Durante a manhã, os trabalhos serão no Auditório do Forte do Brum, situado no Bairro do Recife, e à tarde na sala de reuniões da Coordenadoria do Orçamento Participativo, no 8º andar do edifício-sede do Governo Municipal.
Os encontros terão como conteúdo a construção dos indicadores de gênero para a cidade do Recife, e irão conferir certificados de carga horária aos participantes. As oficinas de Orçamento Público Sensível a Gênero terão a duração de três meses, tempo que a consultora Gilda Cabral terá para orientar os técnicos como proceder para incluir nas peças orçamentárias (LDO, LOA's) os indicadores de gênero.
Os temas e formatos dos encontros foram definidos na reunião de abril do Fórum Gestor do Recife, ocorrida na semana passada sob a coordenação da pasta Especial da Mulher. O colegiado se reúne mensalmente desde o mês de maio de 2010, quando foi instituído pelo prefeito João da Costa.