NOTÍCIAS

Cultura | 08.05.12 - 10h34

Secopa Recife prestigia exposição sobre futebol pernambucano

[caption id="attachment_18006" align="alignleft" width="334" caption="Mostra do Futebol de Pernambuco acontece até o próximo sábado. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

O evento teve abertura oficial nesta segunda-feira e segue até o próximo sábado

Os frequentadores da Estação Central do Metrô do Recife terão durante toda esta semana um motivo forte para desacelerar o passo e desfrutar do trajeto de uma forma diferente. No local, acontece até o próximo sábado (12), a 2ª Mostra do Futebol de Pernambuco. A exposição, que tem o patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e da Secopa, teve a sua abertura oficial na noite desta segunda-feira (7). O evento contou com a participação da assessora executiva da Secopa Recife, Ana Cláudia Mota, além de representantes do Governo de Pernambuco, Metrorec, Federação Pernambucana de Futebol e da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco.

No momento em que o Recife se prepara para receber a maior competição de futebol do mundo, é muito importante termos um evento como esse que oferece à população a oportunidade de conhecer a história dos seus clubes e dos seus atletas”, afirmou Ana Cláudia.

Além da temática futebolística, com o destaque para exibição de uniformes e bolas que contam a história da modalidade em Pernambuco, a exposição terá palestras para abordar temas educativos relacionados ao transporte público. “Nosso objetivo é abranger o tema e relacionar cidadania ao esporte, com foco na utilização do transporte público”, disse um dos organizadores do evento, Renato Cunha, que antecipou: “Queremos, ainda, tornar exposição itinerante, para levarmos às escolas, tornar essa paixão que temos pelo futebol uma fonte de cultura e educação. Até porque, a Copa do Mundo está chegando e precisamos evoluir nossa maneira de lidar com eventos esportivos de grande porte”.

A importância da preservação dos meios de transporte e as mudanças no sistema de transporte para a Copa do Mundo 2014 serão discutidas por representantes das Secretarias do Município e Estado, Polícia Militar, Juizado do Torcedor, empresas privadas e representantes de torcidas locais. Na próxima sexta-feira (11), das 17h às 19h, o tema abordado será a Mobilidade Urbana: Cronograma de Obras para a Copa 2014, com a participação dos secretários da Copa do Recife, Amir Schvartz e de Pernambuco, Ricardo Leitão.

O autônomo, Luiz Fernando Pimentel, que de segunda à sexta-feira passa pelo local, gostou da iniciativa e pretende conferir as palestras para se informar melhor. “É uma oportunidade boa de saber o que estas mudanças abordadas na mídia vão significar para a população e para os clubes pernambucanos. Torço para que o nosso futebol evolua e se torne cada vez mais competitivo”, afirmou.