NOTÍCIAS

Cultura | 08.05.13 - 17h06

Secretaria da Mulher abre inscrições para XIV FENEARTE 2013

[caption id="attachment_33986" align="alignnone" width="680"] Artesãs terão entre 13 e 24 de maio para registrar seus trabalhos no Conselho da Mulher do Recife. (Foto:Inaldo Lins/Arquivo/PCR)[/caption]

As artesãs recifenses que desejam expor na XIV FENEARTE terão entre 13 e 24 de maio para se inscreverem na sede do Conselho da Mulher do Recife, órgão vinculado à Prefeitura do Recife. Os trabalhos bem avaliados por uma comissão julgadora ganharão o direito de serem expostos na edição 2013 da feira, a maior do Brasil.

Cada artesã deve apresentar no máximo cinco peças, a serem entregues em caixas lacradas, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do conselho, localizado no 13º andar do Edifício Igarassu, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 30, Bairro de Santo Antônio. Não serão aceitas inscrições fora do prazo e horário estabelecidos.

Para concorrer, as artesãs devem ser cadastradas na Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular, composta por 150 mulheres, representada por comissão de 12 indicadas, que semanalmente participam das reuniões na Secretaria da Mulher do Recife. Uma das exigências é que as concorrentes façam parte da rede há no mínimo seis meses.

Só serão escolhidas as peças que não foram contempladas em outros estandes da feira. Os formulários distribuídos pela secretaria e pelo Conselho da Mulher devem ser preenchidos em duas vias. Os critérios de avaliação incluem melhor acabamento, harmonia de cor, corte, costura e formato.

De acordo com o regimento da Rede, a comissão de avaliação será composta por duas técnicas da Secretaria da Mulher, uma técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, duas da Casa da Mulher do Nordeste e uma representante da Rede, que não esteja participando da XIV FENEARTE. Na falta da peça pré-aprovada, o regimento garante à artesã o direito a apresentar alternativa dentro da especificidade do artesanato praticado e comunicar à comissão e Secretaria da Mulher, obrigatoriamente, em tempo hábil.

XIV FENEARTE – O evento terá como tema “Mulher Rendeira”, considerado a maior feira de artesanato do país, acontece entre 4 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, numa área de 29 mil metros quadrados em mais de 800 espaços. Este ano os compradores e visitantes terão mais um dia para comparecer. Artesãos e artesãs de Pernambuco, do Brasil e de mais de 40 países marcam presença nesta ação histórica para este cenário econômico, segundo dados da AD/Diper.