Professores têm primeira formação com robôs humanoides
Como parte do Programa Robótica na Escola, 25 professores estão participando até a próxima sexta-feira (9) da primeira Formação de Robôs Humanoides da Rede Municipal do Recife. A capacitação é direcionada a educadores especialistas, mestres e doutores em Tecnologia na Educação, que serão multiplicadores da metodologia de ensino implantada pela Secretaria de Educação do Recife. Os encontros acontecem no laboratório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.
Na formação, os educadores aprendem a manusear os humanoides e conhecem técnicas para utilização dos robôs nas atividades em sala com os alunos. Num segundo momento, esses professores irão disseminar o conhecimento adquirido para os demais profissionais de educação das 302 escolas e creches da capital pernambucana. Cada unidade de ensino terá dois responsáveis pela inserção de atividades de robótica com os humanoides.
Jadson Cavalcanti de Amorim, auxiliar da Divisão Pedagógica da Unidade de Tecnologia (Unitec), assegurou que os professores e alunos vão trabalhar com o que há de mais avançado na área de robótica. "O humanoide que a secretaria adquiriu é um dos mais modernos do mundo. Esse robô vai auxiliar os educadores nas atividades lúdicas e pedagógicas tornando o ensino mais fácil e divertido para estudantes da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental", explicou.
Uma das professoras multiplicadoras, a técnica pedagógica da Unitec Inalda Barros considera a inovação da robótica um momento histórico para a rede municipal de ensino. "Essa renovação traz um novo ânimo para a educação da cidade. Nossos estudantes vão ter grandes mudanças nas atividades em sala de aula. Com o robô, vamos poder trabalhar atividades de alfabetização, matemática, contação de histórias, geografia", enumerou a educadora.
O PROGRAMA - Lançado em fevereiro deste ano, o Robótica na Escola é desenvolvido em parceria com a LEGO ZOOM, representante exclusiva no país da empresa dinamarquesa LEGO Education. O programa vai atender a 80 mil estudantes matriculados nas 302 unidades de ensino da rede Municipal do Recife. Nas Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI), a robótica será utilizada de maneira mais aprofundada, com a elaboração de projetos.
Com investimento de mais de R$ 30 milhões, o Robótica na Escola é dividido em três linhas de trabalho: a dos blocos de encaixe, a da metarreciclagem (na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos) e a de robôs humanoides. O Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da Secretaria de Educação do Recife é o responsável pela formação dos docentes ao longo de 2014.