NOTÍCIAS

Mulher | 08.05.15 - 16h28

Prefeitura amplia atendimento do Programa Mãe Coruja Recife

img_alt

Espaços criados em unidades de saúde da Cohab e Torrões foram entregues junto com a requalificação total das duas unidades. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Nesta sexta-feira (8) que antecede o Dia das Mães, as recifenses mães e futuras mães receberam um grande presente proporcionado pela Prefeitura do Recife. Através da Secretaria de Saúde da capital, o município recebeu mais dois espaços Mãe Coruja Recife, além da entrega da requalificação das Unidades de Saúde Ivo Rabelo, na Cohab, e Joaquim Cavalcanti, nos Torrões, onde funcionarão os espaços. Pela manhã, o prefeito Geraldo Julio acompanhou o início das atividades na unidade da Cohab.

A data foi escolhida estrategicamente por ser a sexta-feira anterior ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10). A requalificação e a instalação dos dois espaços Mãe Coruja Recife somaram investimentos de R$ 581 mil. Ao todo, as duas têm capacidade para realizar 22 mil atendimentos em várias especialidades por mês.

“Este é um presente de verdade para as mães do Recife. Aquelas mulheres que estão grávidas na Cohab, Ibura e nos Torrões já têm direito a se cadastrar no Mãe Coruja do Recife, e começar todo o atendimento. Serão dezenas de mães que poderão cuidar da sua gestação, fazer a ultrassonografia, as consultas de pré-natal e depois todo o cuidado no parto e pós-parto para a mãe e a criança até os cinco anos de idade”, comemorou Geraldo.

"Este é um presente de verdade para as mães do Recife."

<p><iframe width="680" height="383" src="https://www.youtube.com/embed/GL3HzhGiX8g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe></p>

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, lembrou ainda dos serviços que estão sendo oferecidos nas unidades requalificadas. “São unidades básicas de saúde que funcionam com clínico geral e pediatra. A unidade dos Torrões ainda funciona com horário estendido no turno da noite, para atender o trabalhador e a trabalhadora que larga do serviço”, disse. Sobre o Mãe Coruja Recife, o secretário fez um balanço das ações já realizadas. “Estamos com mais de 600 mulheres e 270 crianças cadastradas e sendo atendidas com todo o apoio da equipe de saúde”, continuou.

A população recebeu as requalificações com bastante festa. Para o morador José Cleto Machado, morador do Ibura, a espera por esta obra foi enorme. “As reformas atuais não estão sendo feitas como eram antigamente. Este posto foi inaugurado em 1968 e de lá para cá, o máximo que tinham feito era colocar massa e trocar o telhado. Não resolvia. Agora são obras de qualidade A gente vinha no local acompanhar as obras e os engenheiros escutavam a gente”, contou.

O Programa Mãe Coruja Recife passa a somar cinco espaços em funcionamento com uma previsão de cadastrar 2,4 mil mulheres grávidas por ano de implantação. Por meio de ações intersetoriais de secretarias municipais - de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, de Desenvolvimento e Empreendedorismo, de Planejamento e Gestão, de Educação, de Juventude e Qualificação Profissional -, a proposta é reduzir a mortalidade materno-infantil com o cuidado integral da mulher e filho, proporcionando a transformação da realidade dessas mães com acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê que terá assistência do programa até os cinco anos de idade.

O primeiro foi aberto no dia 2 de janeiro de 2014, no bairro de Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner, atualmente, com aproximadamente 442 mulheres cadastradas e 206 crianças. O segundo espaço foi implantado em 7 de agosto do mesmo ano, em Santo Amaro, na Policlínica Waldemar de Oliveira, hoje com 137 mulheres cadastradas e 65 recém-nascidos acompanhados. Já o terceiro espaço, entregue no último mês de abril, funciona na Unidade de Saúde da Família Macaxeira/Burity com 24 gestantes assistidas.

DIAGNÓSTICO – O Programa municipal de atenção à mulher e a criança foi implantado nos moldes do “Programa Mãe Coruja Pernambucana”. Para isso, foi elaborado um diagnóstico epidemiológico e social, dos últimos 10 anos, retratando o perfil da mortalidade materna e infantil na cidade do Recife.

No perfil da mortalidade infantil ficou evidente que o componente de mortalidade de recém-nascidos merece maior atenção.  Daí o acompanhamento das gestantes e crianças ser crítico. A grande preocupação se concentra no componente neonatal que é responsável por 8,7 do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI). Quando analisado a distribuição dos óbitos infantis, segundo bairro de residência, verificou-se que 10 bairros apresentaram um CMI superior à média do Recife.

A partir dessas evidências foram priorizados os bairros de Santo Amaro, Água Fria e Macaxeira que estão com espaços do Programa Mãe Coruja já implantados; os bairros de Cohab e Torrões, entregues hoje; de San Martin e Joanna Bezerra com entregas previstas para os próximos dias, além de Brejo da Guabiraba, Coqueiral e Ibura com previsão de entrarem em funcionamento no segundo semestre.  

REQUALIFICAÇÃO – O prefeito Geraldo Julio também entregou a requalificação das Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) Professor Ivo Rabelo, na Cohab, e a Dr. Joaquim Cavalcanti, nos Torrões. Juntas, elas receberam investimentos da ordem de R$ 581 mil para serem requalificadas. Esses equipamentos ganharam espaços para o Programa Mãe Coruja Recife e foram adequados para ter acessibilidade a portadores de necessidades especiais.

Com 329 metros quadrados de área construída a UBT Ivo Rabelo também foi ampliada com a implantação de um consultório pediátrico. Foram feitas intervenções na coberta, a unidade recebeu revestimento cerâmico, revisão geral das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura, substituição de portas e janelas, pavimentação do estacionamento, substituição de aparelhos de ar condicionados e do mobiliário. 

Essa Unidade conta com sala de vacina, de curativo/coleta, farmácia,  Centro de Material Esterilizado, sala para marcação de consultas,  gerência, banheiros para o público, com acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais , banheiros para funcionários, além de 05 Consultórios (sendo 01 ginecológico e 01 odontológico, 1 dermatológico, 1 pediátrico e um clínico), e uma sala  para o Espaço Mãe Coruja.

A UBT Joaquim Cavalcanti com 435 metros quadrados, atende a mais de 100 mil pessoas. O equipamento também passou por intervenções para melhoria da qualidade da estrutura das  sala de vacina, de curativo, farmácia, sala de coleta, marcação, sala de administração, gerência, depósito, 06 Consultórios (sendo 01 ginecológico e 01 odontológico com 02 cadeiras odontológicas), além de passar a abrigar um Espaço do Programa Mãe Coruja.