Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.05.20 - 09h12

Frevioca leva amor e alegria às ruas do Recife neste Dia das Mães

 
Reforçando a importância do isolamento social, a Prefeitura do Recife leva música itinerante para várias localidades da cidade
 
O enfrentamento ao novo coronavírus continua. E, sabendo que neste domingo (10) o Dia das Mães será diferente em todas as casas recifenses, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza a terceira ação do projeto A Arte Cura, etapa Música que Abraça. Desta vez, a Frevioca irá circular por algumas das principais vias da cidade, transmitindo amor em forma de música.
 
“Sabemos que neste Dia das Mães todo mundo estará em isolamento. Dessa forma, a gente quer levar um pouco de alegria para as casas das pessoas, reforçando a importância desta medida restritiva sem deixar de lado o amor”, reforça a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. “Uma data tão importante não poderia deixar de ser celebrada. Vamos trocar o abraço pela música, na tentativa de encontrar caminhos possíveis que nos levem, de alguma forma, para perto de quem a gente mais ama em tempos de isolamento social”, diz o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha.

A ação será realizada por uma equipe bem enxuta, em respeito à determinação vigente no estado de evitar aglomerações. Além do motorista, abastecerão de amor o repertório e os corações maternos os músicos Ed Carlos, Diana Castello e o tricampeão mundial de acordeon Mahatma Costa. A Frevioca também vai replicar mensagens de conscientização sobre a necessidade do isolamento social.

O roteiro será itinerante (sem paradas), começando às 13h, com saída do Parque Dona Lindu. De lá, a Frevioca vai passar pela Pracinha de Boa Viagem, Avenida Conselheiro Aguiar, Avenida Antônio de Góes, Ilha Joana Bezerra, Túnel Chico Science, Praça do Internacional, Rua Arlindo Gouveia, Ponte da Torre, Rua Amélia, Avenida Rosa e Silva, Rua Hoel Sette, Rua Padre Roma, Praça Doutor Lula Cabral de Melo, Avenida 17 de Agosto, Praça de Casa Forte, Estrada do Encanamento, Avenida Parnamirim, Estrada Velha de Água Fria, Avenida Beberibe, Praça da Convenção e Rua Uriel de Holanda.

O projeto A Arte Cura já levou outras duas ações às ruas da cidade. A primeira foi em cerca de 20 atrativos turísticos da cidade, que receberam intervenções, com tecidos que simulam máscaras. A ideia reforça a recomendação do Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife para o uso de máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa por motivo emergencial. Em seguida, o projeto tomou as ruas da cidade, levando mensagens de esperança e solidariedade com as artes de Carlos André, artista plástico que integra o projeto Colorindo o Recife - política pública de fomento à arte urbana da Prefeitura do Recife. Confira todas as ações acessando o portal do Turismo do Recife (visit.recife.br).

HUMANIZAÇÃO – Dois hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife para atender pacientes com Covid-19 foram humanizados com desenhos contendo mensagens motivacionais e homenagens aos profissionais de saúde. O hospital de campanha da Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, e o Hospital Provisório Recife 1, em Santo Amaro, receberam a grafitagem do artista gráfico Rafa Mattos, parceiro da PCR. As iniciativas são do Projeto Recife que Cuida, uma ação do programa Colorindo o Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, para humanizar os locais de tratamento dos pacientes com covid-19.