Prefeitura do Recife fomenta engajamento de população jovem em relação a pautas climáticas
Para promover o engajamento das juventudes na pauta climática, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) vai lançar a iniciativa Jovens no Clima, na próxima quinta-feira, no Compaz Dom Helder Câmara, Ilha Joana Bezerra, das 9h às 12h. Além do detalhamento da iniciativa, o evento vai contar também com uma mesa-redonda para debater a participação das juventudes na pauta climática. O Recife foi a única capital do Brasil e uma das 100 cidades do mundo escolhidas como beneficiárias do Fundo de Ação Climática para Juventude, iniciativa da Bloomberg Philanthropies, e um dos resultados dessa conquista é, justamente, a Jovens no Clima.
O lançamento será para convidados e contará com autoridades e representantes das juventudes. Uma das medidas do Jovens no Clima vai ser a criação de um edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionadas às mudanças climáticas. Além disso, a iniciativa promoverá ainda a Assembleia Cidadã Climática para a Juventude. O lançamento desta quinta será um momento de reafirmação da urgência da pauta de resiliência climática nos contextos dos jovens do Recife.
Para o secretário Executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, é muito importante possibilitar que os jovens atuem nessa pauta. “Nós estamos muito felizes de lançar o projeto Jovem no Clima, essa é uma oportunidade muito rica para nós promovermos a participação dos jovens da nossa cidade na discussão sobre as crises climáticas que nós já estamos vivenciando nos últimos tempos”, afirmou ele. “Esse projeto dará a oportunidade desses jovens não só discutirem sobre a crise climática e entenderem como é que esses problemas podem ser resolvidos, como também vai dar a oportunidade de eles criarem soluções e captarem recursos através de um edital para implementar esses projetos”, acrescentou.
A iniciativa Jovens no Clima conta com as parcerias de: Rede Conhecimento Social, Delibera Brasil, Bloomberg Philanthropies, United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation, através do Fundo de Ação Climática.
OUTRAS AÇÕES - Compreendendo que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável a mudanças climáticas no mundo, a Secretaria Executiva de Juventude definiu o tema “clima” como pauta estratégica desde 2021 para desenvolver ações junto com as juventudes no campo da formação,articulação e apoio a organizações e coletivos juvenis, e aproximação de atores estratégicos, como o Consulado Britânico. Um exemplo foi o 1º curso num município brasileiro sobre questões climáticas - o “Juventude no Clima”, que foi realizado com foco em juventudes periféricas, em parceria com o Instituto Ayíka e o movimento Fridays For Futures, e que formou jovens líderes para incidirem em seus territórios.
Além disso, o secretário Marcone Ribeiro foi selecionado como um dos 40 líderes para o Programa Internacional de Formação de Lideranças Climáticas desenvolvido pela organização People Powered. A iniciativa formou lideranças sobre como construir e implementar uma Assembleia Cidadã Climática localmente. A Sejuv também marcou presença nos Encontros Nacionais de Deliberação Cidadã no Município de Toritama (2023) e na Cidade de São Paulo (2024), realizados pela Delibera Brasil, organização que promove o desenvolvimento de estratégias de participação cidadã em tomadas de decisões.
PROGRAMAÇÃO
9h: Boas-vindas - Café da manhã
9h45: Mesa: Qual a importância de promover a participação das juventudes na pauta
climática?
Mediação: Camila Silva - Coletivo Jovem Pelo meio Ambiente
- Secretário Executivo de Juventude - Marcone Ribeiro
- Vereadora Carol Gonçalves de Toritama
- Rede Conhecimento Social – Marisa Villi
- Engajamundo - Maria Clara Santos
11h: Apresentação do projeto e das etapas da Assembleia Cidadã Jovens no Clima
Fernanda Império (Delibera Brasil) e Mariana Lyra
11h30: Ato de assinatura de Carta-convite
12h: Encerramento