Voluntários da Copa recebem orientação sobre a rede de prevenção ao tráfico de pessoas
A Prefeitura do Recife, por meio da secretaria da Mulher, forneceu na manhã deste sábado (08) informações sobre os serviços de proteção às pessoas, principalmente meninas e mulheres que representam 98% das vítimas de exploração sexual, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Este e outros dados foram repassados durante a qualificação dos voluntários do programa de recepção aos turistas e convidados da Copa das Confederações e Copa do Mundo.
O programa coordenado pelo Ministério do Esporte, numa parceria com a SECOPA-PE do Governo do Estado e com o Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife, teve início mês passado, no auditório da UFRPE. Liderado, no Município, pela gerente de Voluntariado, Fernanda Lima, que abriu espaço para a gerente de Relações Intersetoriais da secretaria da Mulher do Recife, Elizabeth Severien, apresentar palestra para 400 voluntários da Copa no encontro realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, número 229, bairro da Madalena.
Para a gerente geral de relações intersetoriais da secretaria da Mulher do Recife, Elizabeth Severien, se referindo a Copa do Mundo "Importante destacar para este grupo que estará no convívio com o público estrangeiro enxergue o problema de forma clara. Sem preconceito ou discriminação com a vítima, que é enganada sob o pretexto de ter mais qualidade de vida e depois é aprisionada num país estranho".
O Brasil lançou este ano o II Plano de enfrentamento ao tráfico de pessoas, para ampliação da legislação na prevenção ao crime, atenção às vítimas e repressão a quem o comete. As denúncias devem ser feitas pelos números gratuitos 100 e 180, ou pelo portal do Ministério da Justiça (http://portal.mj.gov.br/traficodepessoas/)