NOTÍCIAS

| 08.06.21 - 10h03

Aula inaugural marca o início dos cursos ao vivo oferecidos pela Escola de Governo

O encontro, que será transmitido pela plataforma Google Meet gratuitamente e aberto ao público, marca a disponibilização de cursos ao vivo oferecidos aos servidores da Prefeitura do Recife pela Escola de Governo.

 

A Escola de Governo da Prefeitura do Recife (EGPCR) inicia um novo momento e inova oferecendo os cursos de capacitação de forma online e ao vivo. A iniciativa está inserida no contexto da transformação digital que a Prefeitura vem desenvolvendo e a Escola de Governo atualiza suas ferramentas didáticas para o ambiente da web. As capacitações são oferecidas exclusivamente aos servidores do Executivo Municipal, mas, para celebrar esta nova fase,  a aula inaugural será aberta ao público em transmissão ao vivo do curso básico de Libras como forma de divulgar as capacitações que são oferecidas aos servidores, e que têm otimizado o trabalho prestado ao cidadão, contribuindo para um atendimento resolutivo e de eficiência. A aula será nesta quinta-feira (9), das 19h às 20h e os interessados em acompanhar o evento, que é gratuito, devem acessar a sala de aula virtual através da plataforma Google Meet, pelo link da videochamada: https://meet.google.com/whb-xiap-xke

Ligada à Secretaria Executiva de Administração, desde o início da pandemia, a Escola de Governo vem oferecendo seus cursos de maneira virtual no formato Ensino a Distância. Com  o tempo, a equipe da Gerência Geral de Gestão de Pessoas e os facilitadores foram aperfeiçoando suas ferramentas para a realização de capacitações tão interessantes quanto as que eram realizadas presencialmente. A escolha pelo curso básico de Libras como pioneiro no projeto piloto das aulas ao vivo, surgiu como forma de solucionar a necessidade da interação que o professor e o aluno têm no encontro presencial. Esse novo ciclo de aulas, melhor estruturado, marca o início da inserção da Escola de Governo no universo digital. 

“O curso de Libras é muito visual e requer um maior acompanhamento do professor. Seja corrigindo na hora o movimento do idioma, seja tirando imediatamente as dúvidas dos alunos. Realizar um encontro aberto ao público externo é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e como as capacitações são importantes na formação dos nossos servidores”, explica a gerente da Escola de Governo, Renata Cavalcanti. “A escolha por dar mais ênfase ao curso de Libras foi de ensinar cada vez mais servidores e capacitá-los para melhor atender aos recifenses com deficiência auditiva, compreender a língua e promover a acessibilidade em Libras. Por ser um curso muito procurado pelos servidores, a solução foi trazer o curso de volta à grade de ensino e transmitir a sala de aula em tempo real, mantendo a interação entre o professor e a turma”, esclarece a gerente.  

A aula efetiva do Curso Básico de Libras está com a turma completa, formada por 20 alunos, entre servidores efetivos e comissionados da Prefeitura do Recife. O cronograma está previsto para ser realizado dos dias 14 a 18 de junho, das 13h às 17h, e conta com uma carga horária de 20h/a. Como o curso ocorrerá ao vivo, os treinandos deverão estar online no período estabelecido, com autorização da chefia imediata. 

Ferramenta Online - Diante do cenário adverso da pandemia, a Escola de Governo do Recife treinou a coordenadora Anna Luiza Villela e o professor Amauri Oliveira a como manusear a ferramenta tecnológica da sala de aula online. A capacitação possibilitou aos docentes conhecerem os recursos disponíveis e o que podem usar para inovar, planejar e executar as atividades, uma forma de usar a tecnologia a favor do ensino. 

Os cursos da Escola de Governo são coordenados e lecionados por servidores que foram treinados na formação de facilitadores. À frente do ensino da turma de Libras está Amauri Oliveira, guarda municipal há 33 anos e educador desse idioma há cinco anos. “Estou um pouco ansioso para estrear esse momento, vai ser a volta para a sala de aula de uma maneira diferente. A última vez que estive com os alunos foi presencialmente, em 2019. Assim, online e ao vivo, será a primeira vez na minha vida. Vou fazer o meu melhor para que fique tudo do mesmo jeito que era antes, que pareça que estamos todos juntos presencialmente na sala de aula. Eu gosto de desafios, vai ser bom!”, compartilha o professor Amauri Oliveira.

Empatia -   Guarda Municipal há 33 anos, Amauri Oliveira fazia Ronda Escolar quando recebeu o chamado para atender escola municipal, na Ilha do Retiro. Foi quando ele se deparou com a situação de tentar compreender a briga entre alunos ouvintes e surdos, que a empatia o levou a estudar para tentar facilitar e mediar aquela comunicação. “Eu e meus colegas ficamos perdidos, sem saber o que fazer. Não sabíamos como transmitir, como entender e ajudar. Quando voltei para casa, naquele mesmo dia, já comecei a procurar na internet maneiras de tentar aprender a me comunicar em Libras. Quando fomos chamados na escola novamente, eu já sabia como interagir com os surdos. E a partir daí, eles nos viram como pessoas que podiam ajudá-los, para intermediar o diálogo. Já não éramos mais estranhos”, relatou Amauri. Dali em diante, o guarda municipal buscou capacitações e cursos e há cinco anos é professor da Escola de Governo da Prefeitura do Recife.   

Curso Básico de Libras - O curso promovido pela Escola de Governo da Prefeitura do Recife tem o objetivo de ensinar conhecimentos teóricos e práticos básicos de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para uma comunicação bilíngue, facilitando o entendimento entre a pessoa ouvinte e os surdos, assegurando o direito de todos.  As aulas irão ocorrer ao vivo, de 14 a 18 de junho, das 13h às 17h, e é destinada aos servidores efetivos e comissionados da Prefeitura do Recife. Os treinandos deverão estar online no período estabelecido, com autorização da chefia direta. Aos alunos, é necessário a participação nas aulas, com frequência de, no mínimo, 80%. Obter, no mínimo, nota 70 para aprovação e certificação.

A proposta visa garantir o cumprimento da Lei de acessibilidade nº 10.098/2000, no respeito à diversidade e a igualdade de oportunidades, prevista no Decreto nº 5626/2005, o qual regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e dispõe sobre o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais da pessoa surda e seu direito de comunicar-se em Libras. 

Dentre os temas abordados em sala de aula, estarão desde informações sobre acolhimento, conhecimento do mundo dos surdos, leis, cumprimentos e saudações, passando por prática da recepção ao usuário surdo, diálogos envolvendo situações rotineiras da atividade diária no atendimento aos surdos. No ensino virtual também serão abordados temas como números, expressões e preenchimento de fichas cadastrais. 

Escola de Governo - A Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife (EGPCR) está vinculada à Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD) e tem por finalidade desenvolver a permanente capacitação dos servidores municipais. 

A Escola implementa atividades em diversas áreas voltadas à ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas. Com capacitação profissional, o servidor tem à sua disposição um instrumento para se atualizar, trocar experiências e aprimorar o desempenho de suas funções.

A Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife atua tanto no atendimento às demandas dos órgãos e entidades, quanto ofertando capacitações abertas para os servidores e empregados municipais. Quando se tratar de capacitações abertas, o servidor interessado em participar deverá preencher a inscrição no portal escoladegoverno.recife.pe.gov.br, solicitar à chefia imediata que autorize via e-mail e aguardar a confirmação da Inscrição pela EGPCR.