NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 08.06.22 - 12h17

Recife reforça limpeza de rios em virtude das fortes chuvas

img_alt

Numa parceria com o Governo do Estado, mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Beberibe desde a última sexta-feira (3). Prefeito João Campos vistoriou os trabalhos, nesta quarta-feira (8), que irão contemplar as principais áreas da cidade até agosto. (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)

 

A Prefeitura do Recife, reforçando esforços para mitigar os efeitos das últimas fortes chuvas, ampliou as ações de limpeza de alguns canais e trechos de rios que cortam a cidade, com a finalidade de melhorar o escoamento das águas e diminuir os pontos de alagamento na cidade. Para acompanhar de perto as ações que estão sendo realizadas em parceria com o Governo de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito do Recife João Campos esteve no Porto da Madeira, nas margens do Rio Beberibe, no trecho entre a Avenida Cidade de Monteiro e a Rua Dalva de Oliveira; e no Caçote, perto da Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb, junto ao Rio Tejipió.

No caso do Rio Beberibe, desde sexta-feira (3) até esta terça-feira (7), já foram retiradas mais de 300 toneladas de lixo do local com 17 caminhões caçamba. São 20 funcionários no operacional. Os resíduos acumulados num mesmo trecho são oriundos de diversos pontos do curso de água. “Estou aqui com a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, esta é uma ação que está sendo realizada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado, para a limpeza de rios que passam por Recife como é o caso do Beberibe e do Tejipió. Nos últimos dias já foram retiradas mais de 300 toneladas”, explicou o prefeito João Campos na ocasião.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) começou o trabalho em trechos críticos do Rio Tejipió nesta terça-feira (7) e já foram removidas 50 toneladas de resíduos sólidos. O serviço está sendo realizado por 15 colaboradores com o apoio de duas escavadeiras, uma retroescavadeira, cinco caminhões basculantes e dois barcos.

Toda a ação está sendo feita em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). As intervenções serão executadas em 22 canais e trechos de rios e devem se estender até meados de agosto. No momento uma equipe composta por 15 homens, uma pá carregadeira e cinco caminhões atua em dois trechos do Rio Jiquiá, o primeiro entre as ruas São Miguel e Dr. José Rufino. O segundo trecho fica na Rua Passo da Santa Cruz, e até agora já foram removidas 80 toneladas de resíduos desses locais.

O Canal da Roda de Fogo, na Rua Arthur Coutinho, também conta com uma equipe de 15 homens, uma retroescavadeira e três caminhões.