NOTÍCIAS

Cultura | 08.07.13 - 18h13

Prefeitura mobiliza cineastas e emissoras na guerra contra o crack

[caption id="attachment_35980" align="alignnone" width="680"] Geraldo: “Vamos somar esses esforços e continuar esse diálogo com todos, porque a gente precisa ganhar esse jogo juntos. Temos que agir". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife reuniu 30 cineastas e quatro emissoras de TV em uma grande mobilização de combate ao crack na cidade. O prefeito Geraldo Julio esteve com o grupo para debater o tema nesta segunda-feira (8), em almoço realizado no Arcádia Petit, em Boa Viagem. Os diretores vão produzir vídeos de conscientização contra a droga, que serão veiculados nas TVs Globo, Jornal, Tribuna e Clube. Com o tema “30 segundos contra o crack”, o material também será aproveitado na construção do Plano Municipal de Combate ao Crack, que será lançado pela PCR ainda este mês.

Os cineastas terão 90 dias para produzir os vídeos e entregar à Secretaria municipal de Segurança Urbana. Caberá à secretaria distribuir o material para veiculação entre as emissoras. Além de envolver o segmento no combate ao crack, o projeto ainda servirá para divulgar o trabalho dos cineastas, já que todo o material será assinado por eles.

Geraldo Julio destacou o trabalho conjunto entre o Poder Público, cineastas e emissoras. “Vamos somar esses esforços e continuar esse diálogo com todos, porque a gente precisa ganhar esse jogo juntos. Temos que agir. Não dá para ficar só debatendo a forma mais adequada, porque os debates vão se perdendo e os usuários de crack precisam de atenção”, defendeu.



O gestor recifense salientou que cada entidade pode contribuir com a causa de uma forma diferente e inovadora. “Estamos tratando hoje de temas muito presentes em nossas vidas. Não existe mais separação da sociedade com a prefeitura, com o governo. Participação social é a sociedade interferindo no governo. Temos que aprender juntos. Quanto mais estivermos integrados com a sociedade, melhor”, pontuou Geraldo Julio.

Durante o encontro, os participantes assistiram à uma apresentação sobre o crack, ministrada pelos coordenadores do Programa Atitude, do Governo de Pernambuco. O presidente da Associação Pernambucana dos Cineastas, Pedro Severien, parabenizou a PCR pela iniciativa e reforçou o seu interesse em contribuir com o projeto. “Acho muito interessante que exista esse espaço. A minha vontade de contribuir é de cidadão. Nós estamos aqui para o que for possível”, reiterou.

Participaram do encontro cineastas como Bruno Bezerra, Mariana Porto, Leonardo Lacca, Marcelo Pedroso, Juliano Dornelles, Kátia Mesel, Carol Vergolino, Cezar Maia e Tuca Siqueira, entre outros. O prefeito do Recife enalteceu o talento dos profissionais. “O Recife tem pessoas de muito talento, criatividade e competência. Eu tenho certeza que outras cidades gostariam de ter artistas assim. Tem que ter essência e o Recife tem”, cravou Geraldo Julio.

Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavancanti agradeceu o empenho dos cineastas e reforçou a importância das produções para combater a droga. “Vocês têm um olhar diferenciado. Vocês falam o olhar da juventude e esse olhar pode moldar a cabeça desse jovem que está envolvido com as drogas. Que outras prefeituras também possam tomar essa iniciativa para que ajude a sociedade a enfrentar essa questão tão difícil”, disse.