NOTÍCIAS

| 08.07.14 - 11h54

Vigilância Sanitária suspende atividades de padaria, na Linha do Tiro

As condições precárias de higiene foram o principal motivo que levaram a Vigilância Sanitária (Visa) do Recife a interditar, ontem (7), a Padaria Deus é Fiel, no bairro da Linha do Tiro. Os inspetores foram ao local depois de receber uma denúncia anônima de um consumidor. Durante a inspeção, foram inutilizados 20 quilos de manteiga.

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário 2, Iara Marinho, foi a segunda vez que os inspetores foram a Padaria Deus é Fiel. “Fomos lá, constatamos as irregularidades e estipulamos um prazo de 24 horas para que eles corrigissem os erros. Porém, quando voltamos, nada havia mudado”, explicou Iara. “Encontramos muito entulho, paredes mofadas, fiação elétrica exposta, equipamentos enferrujados e muita sujeira”, disse.

Os inspetores encontraram ainda quatro latas de manteiga, de 5 kg cada, totalizando 20 quilos de alimentos apreendidos, que foram inutilizados. A panificadora vai ficar fechada até cumprir as irregularidades, e vai pagar uma multa que pode variar de R$ 40 a R$ 400 mil.

Reunião - Na última quarta-feira (2), a Vigilância Sanitária, junto com o Ministério Público de PE e Procon-PE, reuniu-se com o Sindicato da Indústria da Panificação (Sindipão) e disponibilizou um checklist com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas pelas padarias. A lista inclui o monitoramento da qualidade da água, as condições higiênico-sanitárias do ambiente e também as quais são submetidos os funcionários. Na ocasião, a chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo, lembrou ainda da Lei 16.039/95, que dispõe sobre as condições de funcionamento das atividades ligadas ao setor da panificação.