Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 08.07.16 - 12h52

Prefeito: “O Recife agradece e tem orgulho do desempenho de vocês”

img_alt

Prefeito recebeu os alunos da rede municipal de ensino que participaram do campeonato mundial de robótica, na Alemanha (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O sentimento de gratidão e de orgulho tomou conta do encontro entre a equipe da rede municipal de ensino do Recife que ficou em 8º lugar no campeonato mundial de robótica e o prefeito Geraldo Julio. O gestor recebeu nesta sexta-feira (8) os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, as famílias e os profissionais que os acompanharam, e representaram o Brasil na Robocup. A equipe passou boa parte da disputa entre a segunda e a terceira colocação na competição, realizada entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em Leipzig, na Alemanha. Os representantes do Brasil no mundial chegaram ao final da competição à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul.

“Nós estamos aqui para parabenizar todos eles. Estamos todos orgulhosos do desempenho deles na competição e eles agora são referência para toda a rede municipal de ensino. São mais de 73 mil alunos que têm robótica na escola e possuem as mesmas condições. Se eles chegaram onde chegaram, como campeões brasileiros e entre as oito melhores equipes do mundo, todos os outros da rede municipal podem chegar. É esse o exemplo que eles deixam”, comemorou o prefeito Geraldo Julio.

Na Robocup, os campeões brasileiros de Robótica disputaram com outras 24 equipes no nível 1, que engloba estudantes de até 15 anos. A equipe, batizada de Lego Kombat, foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2015, quando se classificou para a Robocup 2016 como única representante do Brasil. O time é formado por Maryllia Félix, Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan e Miguel Silva. Já os ex-alunos Emerson Almeida e Gabriel Loureiro viajaram para a Alemanha como monitores por já terem mais de 15 anos. Outro monitor da equipe foi Victor Sabino, estagiário de Engenharia Mecatrônica que ajudou a treinar os meninos na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, perto da escola. Ainda integraram a delegação que foi para a Alemanha os dois professores Cid Spíndola e Juliana Borges.

Os alunos destacaram a importância em participar de uma competição internacional para o futuro. “Acho que essa experiência vai ser muito importante no futuro e eu só tenho a agradecer a todos que implantaram e acreditaram no projeto”, disse Maryllia Félix. Já Gabriel Loureiro, ex-aluno e que viajou como monitor, destacou o trabalho feito pela equipe na Alemanha. “Fiquei muito feliz com a equipe porque eles deram continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado ao longo de muito tempo. O trabalho que a gente fez foi recompensando no final com esta colocação”, disse Gabriel, que foi campeão da etapa nacional no ano passado e garantiu a vaga para a etapa internacional.

Para o professor Cid Espíndola, que também treinou a equipe campeã de 2015, os estudantes da rede municipal hoje são referência em robótica no Brasil e chegam como favoritos na Olimpíada Brasileira de Robótica 2016, que desta vez será realizada na capital pernambucana, durante a Campus Party. Cid destaca o trabalho que é feito pela Secretaria de Educação do Recife nesta área. “É gratificante e um orgulho para a rede. Estamos muito felizes porque todo o aluno vai se inspirar nesses meninos. Eles tiveram uma trajetória muito vencedora, porque chegar a disputar uma etapa mundial desta competição é muito difícil. Outros países possuem muito mais condições que o nosso”, afirmou o docente, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola.

A equipe Lego Kombat disputou a RoboCup na modalidade Resgate, com robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. O desafio foi montar os robôs em forma de carro e programá-los no computador para que realizassem uma trajetória repleta de obstáculos, em que precisam resgatar os objetos determinados, no menor tempo possível. Foram oito rounds de competição.

ROBOCUP - Representante do Brasil no campeonato mundial de Robótica, a equipe da rede municipal de ensino do Recife ficou em oitavo lugar na Robocup, que aconteceu entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em Leipzig, na Alemanha. A Equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, que passou boa parte da disputa entre a segunda e a terceira colocação, chegou ao final da competição em oitavo lugar, atrás de países como a campeã China, Hungria, Japão, Croácia, Estados Unidos, Indonésia e a anfitriã Alemanha. No total, os campeões brasileiros de Robótica disputaram com outras 24 equipes no nível 1, que engloba estudantes de até 15 anos.

PROGRAMA ROBÓTICA NA ESCOLA – Mais de 73 mil alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Recife passaram a aprender robótica em 2014, quando a Prefeitura do Recife implementou o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education, além de trabalharem com a linha de robôs humanoides (NAO) quando vão a aulas no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) ou quando participam de eventos como a caravana de robôs nas creches municipais. Até agora, a Secretaria de Educação do Recife investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs.