Projeto para inserção de jovens no mercado de trabalho chega ao Compaz Alto Santa Terezinha
Projeto para inserção de jovens no mercado de trabalho chega ao Compaz Alto Santa Terezinha
O projeto "Jovens Construindo o Futuro" chega ao Compaz Alto Santa Terezinha, a partir de uma articulação das secretarias de Desenvolvimento e Empreendedorismo e de Segurança Urbana. A iniciativa da ONG Plan International foca no emprego juvenil e foi apresentada a empresários do entorno do Compaz e entidades como o Instituto Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do espaço de cidadania e promoção de cultura de paz que oferece diversos atendimentos e atividades esportivas para a população.
"Essa é uma iniciativa fundamental para a inserção dos jovens no mercado de trabalho a partir do primeiro emprego", destacou a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Berenice Andrade. Para o secretário executivo de Segurança Urbana do Recife, Eduardo Machado, a chegada do projeto "Jovens Construindo o Futuro" ajuda a consolidar ainda mais a proposta de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário do Compaz. "Com mais essa parceria poderemos dar ainda mais oportunidades para os jovens. A profissionalização e a inserção no mercado de trabalho são transformadores. Em quatro meses aberto o Compaz já vem se consolidando como uma iniciativa transformadora para crianças que nunca tinham entrado em uma biblioteca, por exemplo", afirmou.
Durante a apresentação, a gerente do projeto "Jovens Construindo o Futuro", Pollyanna Magalhães, explicou que a ONG Plan International busca construir uma aliança estratégica em prol do emprego juvenil a partir da interlocução entre o empresariado, poder público e organizações sociais. "É uma proposta de metodologia que parte desde a identificação de oportunidades como o acompanhamento e suporte aos jovens a partir de formações profissionalizantes. Nós vamos visitar essas empresas, apresentar os nossos projetos e conhecer as demandas para encaminhar os jovens", disse. Cursos de formação profissionalizante estão previstos para ter início em agosto no Compaz Alto Santa Terezinha com conteúdos que serão identificados a partir da demanda dos próprios jovens que participam das atividades no local e do empresariado do entorno.