Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.07.20 - 11h18

Prefeitura do Recife entrega mais de 150 tablets para profissionais da Academia da Cidade

img_alt

Prefeito Geraldo Julio anunciou a entrega na manhã desta quarta (8). Aparelhos permitirão aos professores criar conteúdos de forma online para os alunos e também incluir dados de produção em sistema de informação nacional (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife começou a entregar mais de 150 tablets aos profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC), para melhorar o acompanhamento dos alunos nos 42 polos do programa espalhados pela cidade. O prefeito Geraldo Julio entregou parte dos eletrônicos à coordenação do programa na manhã desta quarta-feira (8), com o objetivo de auxiliar os professores de Educação Física nas atividades desenvolvidas remotamente, já que, por causa da pandemia, as aulas presenciais nos polos estão suspensas desde março. Manter a prática de atividades física com segurança é fundamental para os usuários da Academia da cidade, que tem o perfil composto majoritariamente por pessoas do grupo de risco à covid-19.

“O início do mês de julho marcou uma nova etapa da pandemia, que é a da convivência. A prevenção é o mais importante neste momento e a gente precisa manter todos os cuidados com as pessoas do grupo de risco. Muitos dos nossos usuários das Academias da Cidade são deste grupo e a interação deles com os profissionais de Educação Física é muito importante. A gente está entregando 150 tabletes para que esses profissionais possam realizar aulas online com esses grupos e garantir o cuidado com a saúde física e mental de todos”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

No perfil do PAC no Instagram (@pacrecife), os professores têm promovido aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos podem ser acessados também através do aplicativo Atende em Casa, que também está disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br. A equipe do Programa Academia da Cidade também está gravando conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes.

“A Organização Mundial de Saúde considera a atividade física regular uma das mais importantes práticas em busca de uma saúde melhor para o corpo e a mente. A maioria dos usuários do programa Academia da Cidade são pessoas que pertencem ao grupo de risco, então a chegada de 150 tablets para reforçar as atividades de aulas online pelos profissionais de Educação Física é um reforço muito importante. Mesmo nessa fase da pandemia, com a retomada gradual das atividades econômicas, é preciso preservar sobretudo as pessoas que são do grupo de risco”, reforçou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Os tablets também vão facilitar e agilizar o trabalho dos profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife na inclusão da produção deles no e-SUS, um sistema de alinhamento das informações da Atenção Básica a nível nacional.Somente no ano passado, os mais de 150 profissionais do PAC fizeram mais de 600 mil atendimentos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhados pelo Recife - mais de 50 mil atendimentos por mês.