Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 08.07.21 - 17h39

Hermilo Borba Filho é celebrado em programação virtual, até o próximo dia 16 de julho

img_alt

Hoje (8), dia em que o teatrólogo completaria 104 anos de idade, será disponibilizada uma vídeo performance sobre o romance Agá, às 22h, no Instagram. Debate e exibição de programas sobre a vida e obra do autor completam as celebrações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Para celebrar o aniversário do escritor, advogado, jornalista, crítico literário, dramaturgo, teatrólogo e diretor Hermilo Borba Filho, que assegurou identidade e raízes ao teatro nordestino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será parceira da Criative'Se Cultural na promoção de um extenso calendário de programações virtuais, gratuitas e abertas ao público.

As atividades já começaram no Instagram, no perfil da Criative’Se (@criativese.cultural), com posts sobre obra e vida de Hermilo. Hoje (8), data em que o teatrólogo e fundador do Teatro Popular do Nordeste (TPN) completaria 104 anos, será disponibilizado por lá, a partir das 22h, uma vídeo performance protagonizada por João Pinheiro, a partir da obra Agá, romance caleidoscópio, publicado pela primeira vez em 1974, durante a ditadura militar, subvertendo o Brasil duro e truculento daquela época com o realismo mágico, fantástico e erótico de Hermilo.  

Amanhã (9), a partir das 19h, no YouTube da Criative’Se: (https://www.youtube.com/c/CriAtiveSeCultural), será realizada uma live para discutir sobre o legado e a reconhecida contribuição de Hermilo para a formatação de uma dramaturgia nordestina, evocando e incorporando os modos, personagens, temas e cores da cultura popular.

Participarão da conversa: Carlos Carvalho, gerente do centro Apolo-Hermilo e diretor teatral que pesquisa o teatro popular preconizado por Hermilo; Eron Villar, também estudioso e entusiasta da obra do autor nascido e forjado a partir de Palmares para a eternidade da dramaturgia brasileira; Leda Alves, viúva, atriz do TPN, mantenedora e incansável defensora do acervo e da obra hermiliana; além do ator Germano Haiut, que também integrou o TPN e foi amigo pessoal de Hermilo. Os debatedores serão Karol Spinelli e João Pedro Pinheiro. A mediação será feita por Manu de Jesus.

A programação segue nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de julho, com o Especial Hermilo Borba Filho. Durante esses quatro dias, serão exibidos, também no YouTube, sempre às 19h, quatro programas sobre a vida e a obra de Hermilo, produzidos pela Criative'Se Cultural, plataforma de empreendedorismo cultural, que conecta as pessoas através do teatro, desenvolvendo estratégias de universalização de acesso às artes da cena.