Gabinete de Projetos Especiais

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 08.07.22 - 13h51

Em visita técnica, Prefeitura do Recife convida os permissionários para conhecer os novos quiosques da orla da Avenida Boa Viagem

img_alt

Encontro foi realizado com o objetivo de apresentar os quiosques do lote 1 que já contam com 95% da obra concluída. Os seis primeiros equipamentos entrarão em funcionamento até o final de julho. (Foto: Edson Holanda/PCR)


Na manhã da última quinta-feira (07.07), a equipe técnica do Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) recebeu os permissionários dos quiosques da orla de Boa Viagem para apresentar as novas estruturas. No encontro, os comerciantes conheceram os quiosques 58 e 59, que fazem parte do primeiro lote e já estão 100% concluídos. Com um total de 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, a intervenção está dividida em 10 lotes e o primeiro está em fase de acabamento, com 95% concluída. As obras estão sendo realizadas seguindo o que foi acordado e aprovado junto à Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR).
 

A chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Melo, recebeu os permissionários. “Nós solicitamos a visita da comissão da ABCR. Nossa conversa é em torno de algumas melhorias, ajustes, pensando no dia-a-dia  de trabalho deles, como por exemplo da esquadria, se será de encaixe ou de correr e a medida de balcão permitindo que eles contem com mais espaço ainda, por exemplo. Mas o que vimos é que eles estão impactados positivamente, são testemunhas que a equipe está trabalhando com o maior empenho e carinho, garantindo a qualidade dessa importante entrega tanto para eles quanto para a cidade, que passará a contar com estruturas mais modernas ”, destacou Cinthia. 

Ao todo, 27 permissionários visitaram os equipamentos. O lote 1 contempla os quiosques 58 e 59, que estão com 100% das obras concluídas, e 44, 54, 56 e 60, com obras em andamento, que serão entregues para funcionamento até o final deste mês de julho. Em paralelo, acontece a execução simultânea dos quiosques de lote 2, com 40% da obra executada e lote 3 já em isolamento para início dos trabalhos. Com isso, há atualmente 18 quiosques em execução total, gerando um avanço de 15% global da intervenção e com geração de 90 empregos diretos na construção civil. Outra ação tomada pela Prefeitura é que os quiosques do lote 2 e 3, hoje em funcionamento, não precisarão ter suas atividades comerciais paralisadas durante as próximas construções. 

Com uma solução de engenharia para melhor adequar os novos equipamentos no calçadão, o projeto teve como premissa alocar os novos equipamentos, respeitando: largura livre de calçadão para aumentar faixa de passeio e prática de cooper, evitando fluxo cruzado, como existe hoje em alguns quiosques; deslocamento de infra-estrutura existente, como arborização, caixas de passagem de instalações dentre outras; locais turístico para criar locais de permanência como em frente ao parque Dona Lindu e Pracinha de Boa Viagem.

Sanieli dos Santos, permissionária do quiosque 58 há 8 anos, conferiu de perto seu quiosque pronto. “O novo equipamento está muito bonito. O outro era bem complicado de trabalhar, pouco espaço, o local não era seguro e este está perfeito. Temos mais espaço, vou poder guardar meus materiais dentro do quiosque, as portas muito mais seguras. Estamos ansiosos e felizes com o novo equipamento”, comemorou.

“Estou muito feliz com essa conquista, porque foram três anos de luta e hoje estamos vendo ela sendo honrada. Agradecer a Deus e ao prefeito que disse que ia fazer e fez. O projeto dos quiosques superou nossa expectativa, porque tudo que reivindicamos foi contemplado, está tudo muito bonito, teremos um novo conceito de orla. Estamos todos ansiosos para a entrega”, afirmou Josi Miranda, presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). 

Projeto - Os novos quiosques terão tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 12,14m² de área interna - maiores que as estruturas atuais. A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído - calçadão e avenida - mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade. O sistema de lajes de concreto de alto desempenho vai garantir segurança e durabilidade aos quiosques, além de facilitar a manutenção. A acessibilidade está contemplada no projeto - os equipamentos têm previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirantes. O projeto terá forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A laje plana projetada dialoga com a linha do horizonte da praia.