NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.13 - 13h23

Geraldo nomeia mais 213 professores e fecha 305 convocações desde janeiro

[caption id="attachment_37134" align="alignnone" width="680"] Geraldo: “Hoje, são mais de 300 novos professores. Isso representa a valorização da educação". (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio nomeou, na manhã desta quinta-feira (8), mais 213 professores aprovados em concurso público de 2011. Desde janeiro, já foram convocados pelo gestor 305 novos educadores para a rede municipal de ensino - novas nomeações seguirão acontecendo neste segundo semestre. Dos 213 profissionais chamados hoje, 209 são professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Os outros quatro são docentes de matemática e atuarão em turmas das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

A cerimônia de nomeação, que contou com a presença de todos os novos professores, foi realizada no auditório Capiba, no 15° andar do edifício-sede da PCR. Os docentes terão um mês para tomar posse e começar a dar aulas. Com o total de convocações em 2013, a rede municipal de ensino do Recife totaliza agora 5.737 professores, sendo 5.025 lecionando para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e outros 712 para os anos finais.

Geraldo Julio destacou importância da construção de novas unidades para a rede, ao tempo em que ressaltou a necessidade da formação contínua dos docentes. “Hoje, são mais de 300 novos professores. Isso representa a valorização da educação. São profissionais que vão preparar as nossas crianças para o futuro. Então, é importante a nomeação, a valorização, além de todas as ações que estamos fazendo, como a recuperação da infraestrutura em algumas escolas e o uso da tecnologia”, pontuou.



O prefeito reforçou o trabalho conjunto do Executivo Municipal para melhorar a qualidade do ensino na capital pernambucana. “Vamos continuar atuando com diálogo. Nossa meta é melhorar as condições de trabalho dos professores para promover a integração dos docentes com todos os alunos da rede. O nosso governo vai priorizar o tempo inteiro a educação”, reiterou Geraldo.

Visivelmente emocionada, a professora Célia Maria do Nascimento, 47 anos, não conteve as lágrimas durante sua nomeação. “É muita alegria você fazer um concurso e ser aprovada; sinto-me muito honrada. A expectativa é de contribuir com a educação em nossa cidade. Eu estou muito motivada porque amo o que faço. Estou na profissão certa, tenho certeza. É dedicação total”, comemorou a mais nova funcionária pública.

Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa se encarregou de desejar boas-vindas aos novos educadores. “Estamos precisando muito da capacidade de ensino de vocês para imprimir esse desejo de estudo em nossos alunos. Podem contar conosco para essa tarefa extremamente gratificante que é ser professor. O papel de vocês é estratégico e deve estabelecer, sobretudo, uma relação integrada com os estudantes”, afirmou.

Em junho deste ano, a Prefeitura do Recife já havia nomeado outros 100 professores de ensino fundamental I, aprovados na seleção de 2011. Mas nove deles não tomaram posse, motivo pelo qual o prefeito decidiu convocar agora 209 dessa área de atuação (e não 200, como estava inicialmente previsto), além dos quatro docentes de matemática, totalizando os 213 nomeados hoje.

O Recife foi a primeira capital a garantir, ainda em abril deste ano, o reajuste de 7,97% no piso salarial do professor, estabelecido pelo MEC e a pagar, de uma só vez, o retroativo a janeiro. Já no mês de maio, o município também foi pioneiro ao garantir que 100% dos royalties do petróleo, explorado na camada pré-sal, seja destinado a educação, por força de lei sancionada pelo prefeito.