NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.13 - 16h48

Toneladas de alimentos, roupas e objetos são doados às vítimas do incêndio

[caption id="attachment_37173" align="alignnone" width="680"] Uma força-tarefa da PCR, integrada por mais de 25 pessoas, esta trabalhando na triagem das doações. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

No terceiro dia após o incêndio na comunidade dos Coelhos, que deixou 109 famílias desabrigadas, a Prefeitura do Recife, por meio de ações conjuntas entre oito secretarias, vem tentando minimizar os danos sofridos pelos moradores do local que perderam tudo. A população do Recife se solidarizou com a tragédia e doou toneladas de roupas, alimentos, material de limpeza, água mineral, brinquedos, fraldas, calçados e utensílios domésticos, que desde o dia do incidente estão sendo encaminhados para o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

Uma força-tarefa integrada por mais de 25 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil e funcionários do Iasc, estão trabalhando na triagem dessas doações para que seja retirado o que não tem condições de uso e, com o restante, preparando kits a serem distribuídos às famílias na próxima semana. De acordo com a secretária executiva do Iasc, Ana Farias, as famílias previamente cadastradas serão convocadas por grupo para receberem os donativos até a próxima quarta-feira. "O que mais falta agora são os utensílios domésticos como panelas, pratos, talheres, copos, além de botijões de gás, um item caro e necessário a todas as famílias", explicou a secretária, que pediu ainda, para que as empresas e pessoas tenham cuidado ao doar alimentos perecíveis, pois estragam facilmente antes que consigam ser distribuídos.

No mutirão de serviços feitos na Escola Municipal dos Coelhos, foram emitidos somente nesta quinta-feira (8), 56 RG's, 21 CPTS, 42 certidões de nascimento e 180 fotos. A negociação continua para a saída das cerca de 20 famílias remanescentes na escola e, assim, as aulas voltem ao normal a partir da próxima segunda-feira (12), diminuindo o prejuízo no calendário escolar. A SDSDH pretende levar essas pessoas ao abrigo disponibilizado na Travessa do Gusmão, em Afogados, onde se encontram 8 pessoas. O restante está na casa de parentes.

O Iasc fica na Rua Imperial, 203, São José. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3355-2954.