NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 08.08.16 - 18h35

Hacker Cidadão prorroga inscrições e aumenta premiação dos ganhadores

Este ano, a competição acontecerá em duas etapas. A final acontece na Campus Party Recife nos próximos dias 20 e 21/08

 

O Hacker Cidadão, maratona de programação promovida na Campus Party pela Prefeitura do Recife por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), teve o período de inscrições prorrogado após receber diversos pedidos de pessoas interessadas em participar. Desta forma, a inscrição que terminaria hoje (8), segue até a próxima quarta-feira (10) com poucas vagas a serem preenchidas. O cadastro individual de cada concorrente é gratuito e deve ser feito no site da competição (hackercidadao.com.br). Outra novidade é ampliação no valor dos prêmios dos três primeiros lugares. Agora, o 1º colocado ganha R$ 3.000,00, o 2º R$ 2.000,00 e o 3º R$ 1.000,00.

Ao todo, 12 equipes de até cinco pessoas poderão participar. Por isso, a inscrição será por ordem de cadastro e terá um limite de no máximo 150 inscritos. São 48 vagas para profissionais de tecnologia/desenvolvedores e 12 para as demais áreas. A competição acontecerá em duas etapas. A primeira será na sede da Emprel, no bairro de Torrões, durante 24 horas entre os dias 13 e 14/08. Desta etapa sairão cinco equipes finalistas que vão apresentar seus projetos na Campus Party Weekend Recife, nos dias 20 e 21/08. Caso as pessoas selecionadas não confirmem a participação, serão acionados os inscritos da lista de espera.

Este ano, o tema é Internet das Coisas (IoT) e os campuseiros irão utilizar o Portal Dados Abertos da PCR junto à tecnologia de sensores, para criar soluções para a cidade. O conceito de IoT presume que objetos podem gerar informações através da ligação com a internet. A partir dessa ideia, as equipes terão que desenvolver de aplicativos (mobile ou web) ou um software embarcado aplicado a algum elemento. 

Campus Party Weekend Recife - O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto com programação simultânea de palestras, workshops, desafios, educação digital, empreendedorismo e áreas de robótica e drones. A estrutura do evento vai contar com quatro palcos (principal, inovação, ciência e empreendedorismo), dois espaços para workshop, um espaço para desafios (com programações, discussões e mentorias), além de uma sala de educação digital. Outra novidade deste ano é a realização de uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica durante os dias do evento.