Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.22 - 21h17

Orquestra Sinfônica do Recife convida para apresentaçõe0s gratuitas nestas terça e quarta-feira

img_alt

Concertos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, terão regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr. e participação especial do solista James Strauss. No Teatro de Santa Isabel, às 20h (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Celebrando a produção musical erudita dos séculos XVIII e XIX, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos, gratuitos e abertos ao público, nestas terça e quarta-feira (9 e 10), no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, com uma novidade, que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, está implementando para assegurar acolhida, atenção e respeito ao público cativo das programações culturais da cidade: quem ficou na fila e não conseguiu entrar no último concerto da Orquestra, mas deixou o nome cadastrado, terá prioridade no acesso às apresentações. 

 

E para que ninguém fique de fora desta vez, a apresentação de amanhã (9) será transmitida pela internet, no canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). E a de quarta-feira (10), terá transmissão ao vivo pela rádio Frei Caneca FM (101.5).

 

Para o programa deste concerto cheio de novidades, o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. ensaiou três peças com os músicos da Orquestra, contemplando desde a tradição européia, representada pelos compositores Felix Mendelssohn e Luigi Gianella, nascidos na Alemanha e na França, até a produção erudita brasileira, evocada pela peça “Sinfonia Fúnebre”, composta pelo padre carioca José Maurício Nunes Garcia, que foi mestre de capela e organista da Capela Real, nos primeiros anos da corte Portuguesa no Brasil, entre 1808 e 1821. 

 

A sinfonia de José Maurício, celebrado como o mais importante compositor brasileiro de sua época e um dos primeiros compositores de relevância no país, abrirá a apresentação, seguida do “Concerto Lúgubre” para Flauta e Orquestra (1821), de Luigi Gianella, que será executada com a participação especial do solista James Strauss. 

 

Nascido no Recife, James foi o primeiro brasileiro a ser diplomado como concertista em flauta pela Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris. Foi ainda solista de várias orquestras europeias e conta com uma grande discografia. Foi um dos fundadores dos Verões Musicais de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E, atualmente, é professor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, além de integrar a Orquestra de Câmara Engenho Barroco. No palco do Santa Isabel, fará um reencontro emocionado com a Orquestra Sinfônica, da qual seu pai foi integrante, assegurando-lhe suas primeiras emoções e lições sinfônicas e musicais.

 

Após um breve intervalo, o repertório encerrará com a Sinfonia nº 3 em Lá menor “Escocesa”, de Felix Mendelssohn, com a execução dos movimentos “Andante con moto - Allegro un poco agitato”, “Vivace non troppo”, “Adagio” e “Allegro vivacissimo - Allegro maestoso assai”.“Compositor extraordinário, Mendelssohn é capaz de trazer alegrias e tristezas de uma maneira sublime, mesmo com uma aparente simplicidade. Músico prodígio, entre os 12 e 14 anos de idade, escreveu doze sinfonias para cordas, que são de uma maturidade assustadora”, celebra o maestro Lanfranco Marcelletti Jr., prometendo um “grand finale” para os concertos. 

 

Juventude – Em celebração ao mês da Juventude, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentará amanhã (9) um concerto aula para formação de novos públicos para a música erudita na cidade, numa articulação entre a Secretaria de Cultura, Secretaria Executiva de Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco. Participarão da apresentação, que começa às 10h30, cerca de 250 jovens de escolas públicas e do coletivo juvenil Amor e Esperança, de Nova Descoberta.

 

A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar no próximo dia 6 de setembro, para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil.

 

 

Serviço

Temporada 2022 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 9 e 10 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações