Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 08.08.22 - 16h10

Realidade aumentada resgata Recife de séculos passados

img_alt

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer da cidade oferece a possibilidade de registros com o extinto Arco da Conceição, no Bairro do Recife (Foto: Sandokan Xavier/Seturl-Recife)

Imagine voltar ao Recife de séculos passados e poder contemplar algumas das belezas arquitetônicas que só estão gravadas nos registros históricos? Essa é a proposta do projeto “Realidade Aumentada - Arco da Conceição” executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Recentro. O novo atrativo turístico já está à disposição da população, na esquina entre as Avenidas Marquês de Olinda e Cais da Alfândega. 

 

O totem instalado contará com um QR Code que irá proporcionar uma experiência diferenciada aos turistas e recifenses: reviver a paisagem do Recife com o Arco da Conceição. A funcionalidade será da seguinte forma: ao abrir a câmera do celular, o usuário irá fazer um reconhecimento de uma superfície plana e, em seguida, o reconhecimento do Arco que aparecerá em 3D. A ferramenta faz uso da Realidade Aumentada (RA - tecnologia que recria ambientes reais dentro da realidade virtual através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento) para promover uma experiência que permite explorar o bairro de maneira interativa e ainda mais autônoma.

 

“Usando a tecnologia como recurso, conseguimos sentir o Recife de séculos passados, uma experiência única que nos proporciona conhecer mais sobre a história da nossa cidade. É mais uma atração para o turista e também para o cidadão”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

 

O Arco da Conceição foi erguido inicialmente em 1643 para funcionar como um dos portões da antiga Ponte do Recife, atual Ponte Maurício de Nassau. Servia originalmente para o controle de fluxo e cobrança de pedágio, funcionando também como uma das portas de entrada da cidade. Com a expulsão dos holandeses, foi reformado e ganhou uma capela no alto dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Segundo a história, os bondes que circulavam na cidade passavam sob o arco em direção à ponte. O térreo contava com lojinhas enquanto no alto existia imagem da Virgem Maria cravada em pedra. Em 1913 o Arco foi demolido e a imagem segue exposta no Museu Franciscano de Arte Sacra, na Rua do Imperador.

 

RECIFEANDO - Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, lançou o aplicativo Recifeando, com acervo histórico pesquisado e reunido por Jacques Ribeboim. Com a plataforma, é possível conhecer, de maneira criativa e autônoma, o Bairro do Recife.