NOTÍCIAS

Assistência Social | 08.09.15 - 09h24

Prefeitura do Recife promove conferência livre na Colônia Penal Feminina, nesta terça (8)

No encontro, serão debatidas as propostas das pré-conferências que visam melhorar a qualidade de vida as mulheres

A Secretaria da Mulher do Recife e o Conselho da Mulher do Recife promovem, na próxima terça-feira (8), às 14h, uma conferência livre com as mulheres em situação de prisão na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio. O objetivo do encontro é debater com as detentas direitos como atendimentos de cidadania básica, empoderamento feminino e assistência social. As propostas serão levadas para debate na VI Conferência Municipal da Mulher que será realizada de 10 a 12 de setembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, é de fundamental importância manter o diálogo este segmento e escutar suas demandas. "O grande desafio da Conferência é conseguir abarcar as propostas que irão surgir na colônia penal e que são muito necessárias. Também iremos levar para as detentas os mesmos temas que foram debatidos nas 11 pré-conferências, como o enfrentamento à violência, a autonomia econômica das mulheres", disse.

Na colônia, serão debatidos os temas: Sistema de política para as mulheres; Mulher e direito à cidade; Enfrentamento à violência; Educação não-sexista, antiracista, não lebofóbica e laica; Atenção integral à saúde das mulheres e respeito aos direitos reprodutivos; Autonomia Econômica das Mulheres; Sistema político com participação e igualdade para as mulheres.

As conferências livres são uma forma de participação da sociedade civil e do Poder Público nos debates sobre os diversos temas da Conferência Municipal para as Mulheres. Não precisam obedecer aos ritos formais e não são eleitas delegadas para as etapas subsequentes. Este ano, a temática da Conferência é mais política e mais poderes para as mulheres.

Nove encontros serão realizados em todas as Regiões Político Administrativas do Recife, um direcionado a representantes das Entidades Gerais e uma às Servidoras Municipais da Prefeitura do Recife.As Pré-Conferências tiveram início no dia 11 de junho, com reuniões nos bairros da Iputinga e Campo Grande, e seguem até o dia 15 de agosto . Ao todo, serão 11 encontros que passaram por todas as RPA´s do Recife.