Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 08.09.21 - 13h33

Recife é sede do 2º Fórum da Anseditur

A programação é gratuita e direcionada para os Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de todo o Brasil

 

Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para o 2º Fórum da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), que terá como tema ‘Turismo Criativo e outras iniciativas para a retomada do Turismo no Brasil’. O evento será realizado no Recife e comandado pela secretária de Turismo e Lazer da cidade, Cacau de Paula, que é vice-presidente da Anseditur, entidade presidida por Ângelo Sanches, secretário de Turismo de Canela (RS).

Agendado para acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, o evento marca o retorno das reuniões presenciais direcionadas ao trade e aos secretários e dirigentes ligados ao Turismo, cumprindo todos os protocolos sanitários que o momento da pandemia pede. Para participar é necessário enviar um email para secretariaanseditur@gmail.com ou enviar uma mensagem via whatsapp para o número (61) 99294-2837. São 100 vagas para o evento, sendo 70 já garantidas por municípios de 17 estados brasileiros.

"Este evento será um marco importante para a nossa cidade, com a visita de tantos representantes de todo o Brasil. Montamos uma programação ampla, com temas relevantes para a retomada gradual do setor e com insights que certamente farão a diferença para renovar as nossas esperanças de que tempos melhores estão por vir", ressaltou a secretária de Turismo e Lazer do Recife e vice-presidente da Anseditur, Cacau de Paula. 

Na segunda-feira (20), dia da abertura do evento, estarão em discussão os temas: A importância dos destinos se tornarem criativos, inovadores e sustentáveis, apresentada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado; A importância da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para os brasileiros na retomada do turismo por meio do turismo criativo, pelo próprio presidente da agência, Carlos Brito; apresentação "Eita, lá vem história boa” + Recife Destino Criativo, pela secretária Cacau de Paula e pelo gerente de Inovação do Recife, Bráulio Moura.

A maior diversidade da oferta turística para trabalhar com o turismo criativo será o tema levantado pela conselheira da Rede Nacional de Turismo Criativo (RECRIA), Larissa Almeida. Encerrando a manhã de palestras, o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte, Bruno Giovanni, falará sobre os cases de promoção para o setor público e como promover o seu destino.

À tarde, os participantes serão convidados para um talk show com Negralinda, referência no turismo criativo recifense, e a uma visita ao Sítio de Pai Adão, para conhecer a experiência criativa na Bomba do Hemetério, além de um passeio de catamaran, com saída do Marco Zero.

Na terça-feira (21), o evento contará com palestras do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; Guilherme Paulus, presidente da GJP Holding e fundador da CVC; e Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Alianças da Azul Linhas Aéreas. À tarde, o grupo será convidado para conhecer a Igreja Nossa Senhora dos Militares, além de poderem participar de um walk tour guiado pelo Pátio de São Pedro e Recife Antigo.

No último dia do evento, quarta-feira (22), os participantes vão assistir às palestras de José Guilherme Alcorta, CEO do Panrotas; Tullio Ponzi, falando sobre redesign de políticas públicas e cidades inovadoras; e Claiton Armelin, Head de Viagens no Grupo Águia Branca. Para encerrar, a programação conta com visitas ao Instituto Ricardo Brennand e à Oficina Francisco Brennand.

ANSEDITUR - A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) foi criada em janeiro de 2007 para fomentar a criação de políticas públicas e a cadeia turística do setor. Atualmente, são mais de 150 associados e mais de 60 municípios em fase de regularização.

A Anseditur é um colegiado de representação do turismo que integra e fortalece as políticas públicas e ações voltadas para o setor. Em maio deste ano, em Brasília (DF) aconteceu o primeiro Fórum Anseditur, que contou com a presença de todos os estados da federação. No Recife, o evento contará com o cenário emblemático do Teatro do Parque e por vivências inesquecíveis em alguns dos atrativos turísticos da cidade.