Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 08.09.22 - 19h08

Secretaria da Mulher do Recife promove exposição para marcar o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia

Sancionada em setembro de 2021, lei fez do Recife a primeira capital do país a adotar políticas públicas e promover conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas acima do peso 
 
Para marcar o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, celebrado em 10 de setembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realiza neste sábado, das 11h às 17h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a exposição fotográfica Bonita de Corpo: Corpos gordes, ocupação e resistência". O evento vai contar também com feira da Rede de Artesãs do Recife.
 
A exposição, "Bonita de Corpo: Corpos gordes, ocupação e resistência", do movimento Bonitas de Corpo, busca fazer uma reflexão sobre como todo preconceito floresce no medo, se alimenta dele, e faz perpetuar um ciclo de temores por razões das mais diferentes. Com fotografias de profissionais como Ivson Santos, Aline Sales e Thamires Lima, a exposição mostra uma realidade que já existe, para além de aceitações - de si ou do outro - e se propõe a educar por inspiração e exemplo, como deve ser toda lição essencial.
 
Outra atração é a Feira de Artesanato, da Rede de Artesãs do Recife, projeto da Secretaria da Mulher, que acontece na Praça do Arsenal e terá um recorte direcionado a mulheres gordas e com produtos também feitos por empreendedoras gordas. 
 
Sancionadas em setembro de 2021, a Lei 18.831/2021 instituiu o Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e o dia escolhido foi o 10 de setembro, data já conhecida, informalmente, como Dia do Gordo. Instituir a data para o combate a gordofobia cumpre a missão de trazer luz ao debate e ao tipo de discriminação que atinge parte significativa da população.  
 
A Lei 18.832/2021, por sua vez, assegura às pessoas gordas carteiras escolares adequadas aos seus biotipos corporais nas instituições de ensino básico e superior do Recife, seja de instituições públicas ou privadas, além garantir o ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas. De autoria da vereadora Cida Pedrosa,  a lei fez o Recife a primeira capital do país a adotar políticas públicas fixadas em legislação contra a gordofobia, promovendo a conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas acima do peso.