Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 08.09.22 - 18h57

Túnel ganha painel artístico de 1.200m² em homenagem a Chico Science e aos 30 anos do Manguebeat

img_alt

Nesta quinta (8), o público poderá acompanhar in loco, no túnel que leva o nome do cantor, o trabalho dos artistas, que se inspiraram nas músicas “A Cidade” e “Risoflora” (Foto: Uenni/PCR)

 

O Túnel Chico Science, na Ilha do Retiro, ganhará um painel artístico de 1.200m², em homenagem aos 30 anos do movimento Manguebeat e ao cantor e compositor que até hoje é uma de suas principais referências. Nesta quinta-feira (8), o artista recifense Max Motta, junto com três artistas convidados por ele, fará a pintura ao vivo em uma das laterais do túnel. A ação de live painting é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e acontecerá no período das 10h até às 17h, com acesso gratuito e aberto ao público.

 

A intervenção integra o programa Colorindo o Recife e conta com o apoio cultural das Tintas Iquine. “O prefeito João Campos nos deu a missão de espalhar arte urbana por todo o Recife, que vem se tornando cada vez mais uma grande galeria a céu aberto com a valorização do talento de artistas locais. Já são mais de 18 painéis realizados desde abril deste ano, além das oficinas de grafitti para a população. Desta vez, queremos convidar o público para ver a arte que homenageia Chico Science ganhando vida. Será uma oportunidade imperdível”, explica o secretário executivo de Inovação Urbana, Marcos Toscano.

 

De acordo com o artista Max Motta, o processo criativo foi inspirado nas músicas “Risoflora” e “A Cidade”, que fazem parte do álbum “Da Lama ao Caos”, da banda Chico Science e Nação Zumbi, lançado em 1994. Max utiliza uma técnica em que as ilustrações são feitas na forma de graphic novel, onde a narrativa romântica e os personagens são retratados em quadrinhos. “Os painéis são uma adaptação de um quadrinho que fiz para a página O Mangue Ilustrado, em 2012. Na época foi desenhado em formato 2D, mas hoje fiz com uma visão menos literal e um traço mais realista”, conta o artista.

 

No sentido Abdias de Carvalho em direção ao Derby, está a história de Risoflora, presente no imaginário popular dos recifenses. O artista escolheu o trecho “Eu sou um caranguejo e estou de andada. Só por sua causa, só por você, só por você. E quando estou contigo eu quero gostar. E quando estou um pouco mais junto eu quero te amar. E ai de deitar de lado como a flor que eu tinha na mão. E aí, te esqueci na calçada só por esquecer. Apenas porque você não sabe voltar pra mim. Oh Risoflora!”, para desenvolver a arte e a narrativa, utilizando tons mais quentes que representam a luminosidade do dia.

 

Já no sentido inverso, quem passar pelo túnel irá se deparar com A Cidade, onde Max lança um olhar sobre a capital pernambucana com “elementos conhecidos de quem é íntimo de Recife”, acrescenta o artista. Com tons mais amenos e românticos, o trecho “O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas que cresceram com a força de pedreiros suicidas. Cavaleiros circulam vigiando as pessoas, não importa se são ruins, nem importa se são boas. E a cidade se apresenta centro das ambições para mendigos ou ricos e outras armações. Coletivos, automóveis, motos e metrôs. Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs”, foi a sua inspiração.

 

Totalizando uma área com cerca de 1.200m² quando somadas as duas laterais do Túnel Chico Science, a obra também conta com a participação dos artistas Rodolfo Tavares, Luan Nascimento e Raoni Assis, que foram convidados por Max e estão colaborando com os preenchimentos, proporções, transições e passagens, além de intervenções surpresas no meio do painel. “O live painting é uma oportunidade para que a população tenha acesso a nós, artistas, no intuito de explicar a semiótica e didática envolvida. Vamos mostrar in loco algumas técnicas e efeitos sendo aplicados. Então, fica o convite pra você que gosta de arte, de aprender e da cidade”, conclui Max. Um time da Secretaria Executiva de Inovação Urbana também está colaborando com a execução da obra de arte.

 

COLORINDO O RECIFE - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realiza o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos da cidade através do graffiti e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O objetivo é tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu do mundo com o protagonismo dos artistas, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade de forma coletiva.