NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.13 - 15h53

PCR remove 32 fiteiros do entorno de escolas e chega a 100 equipamentos retirados

[caption id="attachment_39301" align="aligncenter" width="680"] Ação desta terça-feira (08), aconteceu no bairro da Mustardinha. (Fotos: Irandi Souza/PCR)[/caption]


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), retirou, desde o início do ano, 115 fiteiros instalados de maneira irregular no entorno de escolas. Na manhã de hoje, a ação foi realizada no bairro da Mustardinha, nas escolas municipais Antônio de Brito Alves e Padre Anchieta, ambas na Rua Manoel Gonçalves da Luz. Foram retirados 32 fiteiros, dos quais cinco foram realocados em um terreno no mesmo bairro.

"Os cinco foram realocados porque compareceram às reuniões realizadas pela prefeitura, deram o nome e se cadastraram. Alguns abriram mão e outros terão que comparecer à prefeitura com documentação para formalizar o cadastro", declarou o chefe da Gerência de Operações (Geop), Anísio Aziz.  

A medida cumpre recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), baseada na Lei Estadual nº 10.454/1990, que proíbe atividades nocivas no entorno de unidades de ensino. “Esse tipo de medida contribui não só com a mobilidade ou o controle urbano, mas também com a diminuição da violência e de atividades nocivas aos alunos e professores", afirmou a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A operação também visa desobstruir o passeio público e devolver a calçada aos pedestres.

Os proprietários dos equipamentos foram alertados da operação durante reuniões realizadas desde o início deste ano e contribuíram com a retirada dos equipamentos. A Secon também disponibilizou transporte para encaminhar as barracas para o endereço informado pelos proprietários ou para o terreno onde eles passarão a trabalhar. A ação conta com o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Guarda Municipal, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar de Pernambuco.

Outras operações - Na Escola Estadual José dos Anjos, em Dois Unidos, foram removidos 11 fiteiros. Na Pedro Augusto Carneiro, no bairro de Beberibe, mais dois. No Alto Santa Terezinha, 34 equipamentos foram retirados do entorno da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, Estadual Rosa de Magalhães Melo, Estadual João Batista e Creche Municipal Zacarias do Rêgo Maciel. As três ações aconteceram no mês de julho. No mês de abril, foram removidos do entorno da Escola Estadual Pedro Celso, em Beberibe, 36 equipamentos, totalizando 83 fiteiros desde o começo do ano. Com a ação de hoje, o número sobe para 115.