Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 08.10.14 - 15h23

Novo trecho da Ciclofaixa de Turismo e Lazer será inaugurado domingo (12)

Percurso vai ligar os parques da Jaqueira e Santana, todo domingo e feriado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)



No próximo domingo (12), o recifense vai ter um motivo a mais para comemorar o Dia das Crianças pedalando com a família. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, inaugura um novo trecho da já consagrada Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que todo domingo e feriado atrai uma média de 17 mil pessoas. Com 1,5 quilômetro de extensão, ele fará a conexão entre os parques da Jaqueira e Santana, convidando a população daquele entorno a associar o lazer à prática de exercícios.

A nova Ciclofaixa vai passar pelo seguinte trajeto: Avenida Parnamirim, Rua João Tude de Melo, Rua Doutor João Santos Filho, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, Rua Igarassu, Rua Afonso Albuquerque Melo e Rua Jorge Gomes de Sá.

Para garantir a segurança dos usuários, o novo percurso será sinalizado com cones e 42 placas fixas, que serão instaladas até o fim da semana. "O novo trecho atenderá principalmente à populosa comunidade de Santana, cujos moradores fazem uso sistemático da bicicleta como meio de transporte", explica o secretário de Turismo e Lazer, Luis Eduardo Antunes. Também serão atendidos os bairros de Casa Forte, Poço da Panela e Torre. Ao todo, 32,9 mil pessoas serão beneficiadas pelo prolongamento do percurso.

A partir de domingo, 31 bairros passam a ser contemplados pelas três rotas de faixa exclusiva que convergem no Marco Zero, no Recife Antigo. Para quem vem da Zona Norte, o passeio garante paisagens como o Mercado de Casa Amarela, passando pelo Sítio Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque 13 de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Centro de Artesanato, além do próprio Marco Zero.

Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas. No trajeto da Zona Oeste, o ciclista pode conhecer a Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Ponte da Boa Vista, Igreja Matriz da Boa Vista, Casa da Cultura e muitos outros.

Agora com 36,5 quilômetros de extensão, a Ciclofaixa funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h. O projeto, executado em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e financiado pelo Itaú, foi implantado em março de 2013 e já faz parte da rotina dos recifenses.