img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 08.10.15 - 17h12

Prefeito do Recife cede software do Portal da Transparência para o município de Paulista

img_alt

Na tarde desta quinta (8), o prefeito Geraldo Julio assinou o termo de cessão que permitirá que a Prefeitura de Paulista utilize a tecnologia do Recife para a transparência dos gastos públicos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Destaque por dois anos consecutivos como ferramenta mais transparente entre as capitais brasileiras, o Portal da Transparência do Recife foi disponibilizado para utilização da Prefeitura de Paulista na tarde desta quinta-feira (8). O prefeito Geraldo Julio assinou o termo de cessão da tecnologia, que foi destaque por dois anos consecutivos como um dos mais eficazes na mostra de utilização de recursos públicos, autorizando o município de Paulista ao uso da plataforma que visa  promover a transparência da utilização dos recursos públicos, obedecendo a Lei de Acesso à Informação(LAI).

"Esta é uma parceria importante com a prefeitura de Paulista, já que temos esse portal considerado e reconhecido como o melhor do país. Agora o povo de Paulista vai ter o mesmo direito que o cidadão recifense, de conhecer todas as informações da administração da prefeitura. É um portal fácil de usar, rápido pra você conseguir as informações, e que realmente oferece a transparência necessária da gestão pública", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O Portal da Transparência do Recife foi considerado no ano de 2014 pela ONG Contas Abertas, o melhor do Brasil, e em uma avaliação recebeu a maior nota entre as capitais brasileiras pelo Portal, quando alcançou 8,70, enquanto a média das outras capitais ficou em 4,73. Já em 2015, o destaque se manteve, quando foi novamente avaliado em um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), e recebeu o quarto melhor índice entre as capitais do Brasil, sendo considerado o portal mais transparente do Nordeste.

O prefeito de Paulista, Júnior Matuto, falou  da importância da utilização da ferramenta: "Estamos levando um software que é referência no país, e os municípios têm que reconhecer, implantar, se inspirar mesmo nas ideias boas de outras prefeituras. Estamos com a convicção de que o povo vai ser contemplado e vamos aproximar cada vez mais a população da gestão pública, assim como a Prefeitura do Recife faz com esse Portal da Transparência", declarou o gestor.

Com a cessão da tecnologia, todos os dados, códigos fontes de páginas web, scripts de banco de dados e de tabelas e manual básico de instalação serão disponibilizados para a prefeitura de Paulista. Os técnicos da Emprel auxiliarão a utilização inicial das ferramentas, que contam, em um único link, com informações referentes às receitas, despesas e licitações do Executivo Municipal, formulários para solicitação de informações complementares, em atendimento à LAI, os salários de todos os servidores, planejamento orçamentário, demonstrativos contábeis e fiscais, precatórios, audiências públicas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e convênios em geral.