NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 08.10.21 - 13h36

Arena GO, iniciativa inédita para fomentar novas oportunidades, começou hoje no Coque

img_alt

O objetivo dos espaços físicos é aproximar a população dos serviços oferecidos pela Plataforma Go Recife. A primeira edição foi no Compaz Dom Helder Camara nesta sexta (8). Prefeito João Campos esteve no local na manhã de hoje. (Foto: Arnaldo Carvalho)

 

Cortes de cabelo, penteados, fotos profissionais, agendamento e emissão de documentos, orientações sobre currículos, oficinas e palestras sobre negócios. Quem chegou hoje (8) na Arena Go, do Programa de Geração de Oportunidade Recife (GO Recife), no Compaz Dom Helder Câmara, Coque, entre 8h e 16h, teve acesso a esses e outros serviços fundamentais, distribuídos em nove estações, para quem deseja se diferenciar na hora de empreender ou participar de entrevista de emprego. O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Recife para impulsionar presencialmente a Plataforma GO Recife, facilitando o acesso dos recifenses ao mercado de trabalho de maneira inovadora e conectada. A Arena GO é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fecomércio, SESC, Senac, Sebrae e o Governo de Pernambuco. 

“Aqui a gente está na Arena GO, o GO Recife é um programa ‘figital’, físico e digital. A gente tem a plataforma no Conecta Recife mas tem também a Arena que funciona aqui e essa Arena oferece mais de 10 módulos de serviço, mais de 400 pessoas serão atendidas hoje, são mais de 3500 tipos de atendimento que as pessoas aqui terão acesso. Com isso, a gente garante que a gente cuide não só da empregabilidade mas ajude as pessoas a fazer a preparação para isso”, explicou João Campos. “Aqui você pode chegar e fazer um corte de cabelo, tirar uma foto profissional, ter alguém que oriente a como preencher o currículo de forma adequada, fazer o treinamento para entrevista de trabalho, ter acesso e agendar um curso, poder tirar o crédito popular do Recife no dia de hoje, tem um espaço específico para isso. O nosso interesse é garantir emprego e renda para o recifense. A gente conseguindo emprego e renda, estaremos ajudando milhares de famílias. Todas as regiões do Recife receberão a Arena GO”, finalizou ele.

Ao chegar no local, cada cidadão foi recepcionado pela equipe da estação "Chega Aqui" e podia escolher por onde deseja começar sua jornada na Arena GO. São dez estações com o objetivo de preparar e qualificar a pessoa para buscar oportunidades. O estágio "Bote o Filtro", por exemplo, disponibiliza profissionais de estética nas áreas de cabeleireiro e maquiagem a fim de potencializar a imagem do empreendedor e seu negócio. Outra estação é "O Currículo tá On", onde é possível elaborar um currículo digital, criar conta no Linkedin e receber orientações sobre comportamento em entrevistas de emprego.

Além dessas, também teve estações que oferecendo os serviços de agendamento e emissão de documentos (RG, CPF, CTPS e CNH); formalização de Microempreendedor Individual (MEI); foto para curriculo e redes sociais; palestras sobre como transformar uma ideia em uma startup; oficinas de formação profissional; crédito popular (CredPop); e, por fim, cadastrar essas pessoas na plataforma digital do GO Recife. 

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adriana Rocha, a Arena GO é um espaço dedicado para ajudar as pessoas a ter o primeiro contato com a plataforma. “Hoje nós estamos funcionando aqui até às 16h, e essa ideia da Arena GO é apresentar a comunidade o lançamento de ontem que foi plataforma GO, em parceria com diversas secretarias, a proposta é que as pessoas tenham acesso a emprego e renda e aqui elas possam não só conhecer como essa plataforma funciona mas também se engajar nas nossas trilhas que são as ilhas de serviços que a gente está fazendo aqui”, comentou ela. “Então se você quiser fazer uma foto para melhorar o currículo, aqui pode, se quiser fazer um curso de qualificação, você pode, se quiser entender melhor como funciona uma microempresa, você pode. Então acho que a nossa finalidade aqui é aproximar o serviço da Prefeitura à comunidade. Essa é a primeira Arena GO de muitas”, acrescentou.  

Fábia da Silva, 32 anos, é estudante e está desempregada, ela foi uma das beneficiadas pela Arena GO nesta sexta. “Eu fiquei sabendo através dos colaboradores aqui do COMPAZ, eu faço curso a noite de marketing digital. Hoje eu vim fazer um penteado, uma maquiagem, para então tirar a foto e fazer o currículo, pois estou atrás de oportunidade de trabalho. Foi muito bom, as professoras tem paciência com a gente. Foi uma oportunidade, numa sexta-feira, de ficar bonita para o final de semana. Eu ainda vou fazer o meu currículo aqui. Eu tenho experiência como recepcionista, mas estou aceitando oportunidades em qualquer área. Está sendo uma oportunidade muito boa para o bairro”, comentou ela, compartilhando a sua experiência.

Rieldson José do Rego, 19 anos, também está em busca de trabalho. “Vim dar entrada na carteira de trabalho, procurar vagas de emprego. Percebi também que todo esse pessoal que veio pode ser de grande ajuda para a comunidade da gente, muita gente necessita, precisa de qualificação. Ainda vou fazer o currículo e fazer cursos. O atendimento está sendo muito bom, tudo rápido”, contou ele.

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é correalizador do Arena Go. A participação do Sesc se concentrará em transferência da tecnologia social, por meio do repasse de sua metodologia diferenciada para diálogo com a comunidade local, articulação com rede de empresas e instituições parceiras, definição dos espaços e serviços ofertados, organização do fluxo de atendimento ao público.  

O Sesc tem larga experiência em promover grandes ações gratuitas de cidadania em benefício das comunidades, de forma descentralizada e abrangente, a exemplo do consagrado Projeto Colmeia Comunidade, executado de 1998 a 2019. 

No caso do Arena Go, a proposta dialogada com a Prefeitura do Recife foi no sentido de integrar o meio social com o digital, o chamado “figital”, facilitando o acesso ao mercado de trabalho de uma forma completamente conectada e inovadora, como uma jornada de atendimento para que o recifense seja empoderado e possa viabilizar sua sustentabilidade. 

A equipe do Sesc envolvida na ação é formada por 12 profissionais ligados à Diretoria de Programas Sociais, com atuação nas áreas de assistência e bem-estar, recreação e consultoria em tecnologia, além de 12 representantes do projeto Sesc Jovem.  No local o Sebrae também fez parte da iniciativa com 12 instrutores e recepcionistas atuando nas ações de empreendedorismo. 

  O Senac Pernambuco esteve presente na primeira edição do evento Arena GO, como correalizador,  com workshops, palestras, oficinas gratuitas e serviços de corte de cabelo masculino e feminino, penteados básicos, maquiagem e fotografia para currículos, documentos e perfis sociais. Ao todo, 41 profissionais e alunos da instituição estiveram à frente das atividades e do atendimento ao público. Os serviços tiveram atendimento limitado, com a entrega de passaporte na entrada, para evitar a formação de aglomerações.

Entre workshops, palestras e oficinas, o Senac ofereceu atividades de Fotografia com Smartphone, nos horários das 9h, 10h30, 13h e 14h30. Na área de Gastronomia, palestras sobre Dicas de Congelamento e Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, às 9h e às 10h30, e sobre Como Precificar o Seu Produto (Ficha Técnica), às 13h e às 14h30. No nicho de Beleza, a pedida foi workshop sobre Design de Sobrancelha com Henna, às 9h e às 10h30, no 1º andar. Já para empreendedores, a Faculdade Senac ofereceu dois workshops na área de Gestão de Negócios: “Performance das Pessoas nos Negócios”, às 9h e às 10h30, e “Empreendedorismo, Inovação, Carreira e, sobretudo, Propósito”, às 13h e às 14h30.

A Arena GO também contou com um espaço Primeira Infância, onde os visitantes puderam conferir palestras com o tema “O que fazer para contribuir para um futuro melhor para o seu filho”. Durante toda a manhã, na área de convivência, os participantes receberam orientações e dicas sobre a temática.

GO RECIFE - O programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife) é uma releitura das tradicionais agências de emprego a partir da ótica da transformação digital. A iniciativa chega para reforçar o time de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessado no site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo do Conecta, que é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS.

Conheça as estações da Arena GO:

Chega Aqui - Acolhimento de quem for chegando e apresentação da Arena.GO com detalhes sobre tudo que ela oferece;

Bote o Filtro - Opa! Uma equipe especialmente escalada para o Arena GO vai deixar você ainda mais lind@ para brilhar na foto de divulgação do seu trabalho ou do seu produto;

VTzeiro - Cabelo e maquiagem já estão no grau? Hora da foto ‘profissa’ que a gente já vai deixar prontinha para você postar nas redes sociais ou para colocar no seu currículo;

Documentação, check! - Um espaço exclusivo para o agendamento e a emissão de documentos. A documentação precisa estar atualizada e na mão para as oportunidades de trabalho;

Se Liga na Formação - Escolha uma das oficinas: designer de sobrancelhas, fotografia com celular, boas práticas de manipulação de alimentos e como precificar o seu produto alimentício;

Venha ser Don@ - Quer empreender, mas não sabe por onde começar? A Sala do Empreendedor marca presença na Arena e junto com o Sebrae conta tudo que você precisa saber e mais: te ajudar a fazer o cadastro como Microempreendedor Individual - MEI;

Don@ do Pedaço - Agora, se você já é don@ do próprio negócio e quer dar um passo maior, aqui você vai encontrar todas as orientações para fazer seu empreendimento decolar para outras dimensões;

Empresta Aqui - CredPop na área! - Vai abrir ou quer incrementar o próprio negócio? A Prefeitura do Recife leva o Programa de Crédito Popular, o CredPop. Empréstimo sob medida para quem deseja ou já empreende. Nessa estação você fica por dentro de tudo e já vai poder fazer o pré-cadastro.

O Currículo tá On: vai com tudo! - Aqui a gente ajuda você a criar, atualizar e organizar o seu currículo. Uma boa apresentação pode ser fundamental para conquistar a oportunidade certa! E para fechar essa primeira etapa rumo às oportunidades, a gente realiza o seu cadastro dentro da plataforma digital GO Recife!