Procon Recife lança guia para ajudar consumidores a identificar bebidas adulteradas
Material, que pode ser baixado no site do órgão de defesa do consumidor, explica como a população pode observar detalhes importantes antes da compra, como tampa, rótulo, selo fiscal e aparência dos produtos
O Procon Recife disponibilizou, nesta quarta-feira (8), um guia informativo com orientações práticas sobre como identificar bebidas adulteradas, reforçando o compromisso do órgão com a proteção à saúde e à segurança do consumidor. O material pode ser baixado pelo site procon.recife.pe.gov.br/.
A cartilha apresenta informações sobre os riscos do consumo de bebidas falsificadas, que podem conter substâncias tóxicas, como o metanol. Além disso, dá dicas de como o consumidor pode observar detalhes importantes antes da compra, como tampa, rótulo, selo fiscal, aparência do produto e registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O material também destaca os impactos sociais e de saúde pública provocados por esse tipo de fraude, além de chamar atenção para o descarte correto das garrafas, a fim de evitar a reutilização criminosa por falsificadores. Com essa iniciativa, o Procon Recife reforça seu papel de educar, orientar e proteger o cidadão, estimulando um consumo mais consciente e seguro.
CANAL DE DENÚNCIAS — A Prefeitura do Recife também disponibilizou um canal no Conecta Recife para receber denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas adulteradas. A funcionalidade ficará em destaque na tela inicial do Conecta Recife com a palavra "DENÚNCIA", permitindo que qualquer pessoa informe irregularidades de forma simples e rápida.