Recife inicia Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação
Ação segue até 31 de outubro em todas as unidades de saúde da cidade; Dia D de mobilização será em 18/10
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, e convoca pais e responsáveis a manterem em dia a situação vacinal da população, especialmente de crianças e adolescentes. A iniciativa acontece de 6 a 31 de outubro em todas as unidades de saúde da capital, com o Dia D de mobilização nacional marcado para sábado, 18 de outubro.
Todas as salas de vacina do município estão abastecidas com as doses de rotina encaminhadas pelo Ministério da Saúde. O público-alvo principal da campanha são crianças e adolescentes, mas toda a população pode aproveitar a mobilização para atualizar a caderneta vacinal. O objetivo é elevar a cobertura vacinal e prevenir o retorno de doenças já eliminadas ou controladas, como a poliomielite e o sarampo. Confira o link com as salas e horários aqui: Salas de Vacinação
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, sarampo, covid-19, HPV, dengue, febre amarela, influenza e meningite, entre outros.
Segundo a gerente de imunização do Recife, Nádia Carneiro, a ação é estratégica para proteger a população e, em especial, o público infantil e adolescente: “A multivacinação é uma grande oportunidade para que mães, pais e responsáveis atualizem a caderneta de seus filhos. Manter a vacinação em dia é um ato de cuidado e responsabilidade, além de fundamental para que doenças já eliminadas, como poliomielite e sarampo, não voltem a circular em nossa cidade”, destacou.
Além das unidades de saúde, a Prefeitura também contará com equipes volantes, vacinação em escolas, busca ativa realizada por agentes comunitários de saúde e pontos em shoppings da cidade, ampliando o acesso e facilitando a imunização da população. “Queremos garantir a proteção da população e reforçar a meta de ampliar a cobertura vacinal, assegurando que todos tenham a oportunidade de atualizar suas doses”, completou Nádia.