NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.12 - 11h33

34ª Festa da Vitória Régia recebe apoio da Prefeitura do Recife

Um dos eventos mais tradicionais da cidade, a Festa da Vitória Régia, realizada na Praça de Casa Forte, acontece a partir desta sexta-feira (9) e segue até o domingo (11). A 34º edição do evento contará com o apoio da Prefeitura do Recife para garantir a animação, lazer e diversão com conforto e segurança aos participantes. O grande homenageado deste ano é o eterno rei do baião, Luiz Gonzaga. Na programação da Festa estão inúmeras atrações musicais, como, Santanna – O Cantador, Maestro Forró, Território Nordestino, Benil e Banda Vox Dei. Além do tradicional grupo de Pastoril, feira de artesanato, parque de diversões e outras ações voltadas ao público infantil.

Confira os serviços oferecidos pela PCR:

Trânsito – A festa terá um apoio efetivo de aproximadamente 65 agentes de trânsito por dia, nas ruas do entorno da Praça, totalizando 270 guardas durante todos os dias de programação. Recomenda-se que as pessoas utilizem a Estrada das Ubaias, a Avenida 17 de Agosto, ou o novo binário das Estradas do Arraial e Encanamento. Caso deseje ir ao evento de carro, a CTTU reforça o alerta de não estacionar em locais proibidos, como a entrada e saída de veículos. As vias que dão acesso à área da Praça estarão fechadas para a circulação de veículos. Entre as que receberam o monitoramento estão a Visconde de Ouro Preto, Casa Forte, Edson Álvares, Jerônimo de Albuquerque, Jacó Velosino e Dona Enunciada de Morais. Serão monitoradas todas essas vias para que haja fluidez nas rotas alternativas e para coibir qualquer tipo de irregularidade no trânsito.

Emlurb – Durante os preparativos para o final de semana, a Emlurb promoveu serviços de capinação, pintura de meio-fio e remoção de entulhos nas vias próximas ao local. Já para o trabalho durante a sexta (09), sábado (10) e domingo (11), o órgão montou uma equipe composta por 45 homens, que vão realizar a varrição da Praça e de cerca de 10 vias do entorno, além da coleta de resíduos nessas ruas, a exemplo da Estrada das Ubaias, Estrada do Encanamento, Visconde de Ouro Preto e Dona Anunciada de Morais. Eles contarão ainda com a utilização de três caixas do tipo papa-metralhas, um caminhão para coleta de lixo, um compactador e um carro-pipa para a lavagem com água, detergente e desinfetante das ruas de maior movimentação. A coleta seletiva também receberá uma atenção especial durante o evento. Todos os responsáveis pelas barracas da festa foram orientados a fazer a separação do lixo dentro de seus estabelecimentos. O lixo orgânico será ensacado em sacolas pretas, enquanto o lixo reciclável será acondicionado em sacos azuis para serem posteriormente recolhidos, durante a manhã do dia seguinte. Também serão disponibilizados dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no local. O custo da operação de limpeza será de R$ 23.832,72.

Comércio Informal - A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) atuará com uma equipe de 87 pessoas, incluindo fiscais, supervisores, coordenadores e auxiliares de apreensão. O monitoramento acontecerá nos três dias de festa nos seguintes turnos: na sexta (09) e sábado (10), das 8h às 3h da manhã, e no domingo (11), das 15h até o final da festa. A Dircon é responsável pela liberação do uso do solo, do licenciamento dos equipamentos e do Parque de diversão e do controle do comércio informal.

Guarda Municipal – Além de atuar no esquema especial de trânsito para a 34ª Festa da Vitória Régia, a Guarda Municipal do Recife (GMR) também vai garantir a proteção do patrimônio e da área verde da Praça de Casa Forte, espaço público da cidade. Os Guardas também darão apoio às equipes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e ao palco do evento. Para isso, a GMR contará com um efetivo de 25 guardas por dia, com exceção do domingo (11), quando o número deverá dobrar, sendo 25 agentes no turno da tarde e mais 25 no turno da noite.

SEMAM - A Secretaria de Meio Ambiente, promoverá ações à sensibilização e educação ambiental voltadas ao público participante da 34ª Festa da Vitória Régia. Durante o evento, a equipe de Educação Ambiental da SEMAM realizará a distribuição de cartilhas educativas e fará abordagens explicativas, que retratam questões socioambientais e a orientação sobre a devida utilização do som e seus possíveis prejuízos.