Estudantes de Jardim São Paulo escrevem livros e promovem feira literária
Mais de 200 estudantes produziram livros de diversos gêneros e apresentaram projetos para a 6ª Feira de Literatura e Arte da Escola Municipal Waldemar Valente (Literarte). Alunos de 4 a 10 anos realizaram uma incursão pelo mundo literário, num trabalho que levou três meses e culminou com a feira. A mostra aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) na própria unidade de ensino, no bairro de Jardim São Paulo.
Mergulhando no universo literário e das artes, estudantes do 1º ao 5º ano da Waldemar Valente escreveram cinco livros para apresentar na Literarte, cada um dedicado a um tema: histórias em quadrinhos, contos, poemas, trava-línguas e releituras de obras de artistas plásticos. As obras agora fazem parte do acervo da biblioteca da escola e vão poder ser consultadas por toda a comunidade escolar.
Os estudantes também escreveram sobre os escritores Câmara Cascudo, Ziraldo, Eva Furnari, Marcelo Xavier, Elias José e Tatiana Belinky. Também foram homenageados os artistas plásticos Cândido Portinari, Romero Brito e Tarsila do Amaral, além do poeta Vinicius de Moraes.
“Estamos resgatando o hábito da leitura e escrita nas crianças. Esse tipo de ação auxilia na melhoria da aprendizagem, além de reforçar o papel da literatura na vida cotidiana dos estudantes", ressaltou Suely Beltrão, vice-gestora da Escola Municipal Waldemar Valente.
A estudante Gisele dos Santos da Silva, de 10 anos, do 5º ano, é uma das mais dedicadas à leitura, seja na escola ou fora dela. “Leio dois livros por semana. Através deles, posso conhecer novos lugares e me imaginar neles. Isso me deixa feliz”, contou, orgulhosa de ter ajudado a escrever um livro para a Literarte.
O evento contou com a visita de familiares e vizinhos da unidade, que prestigiaram as apresentações dos alunos, como comentou Simone Maria Santana da Silva, mãe da estudante Talita Hugo de Santana, do 4º ano. “Acho essa feira muito educativa. Ela incentiva nossos filhos a ler e conhecer diversos escritores e artistas, além de ajudá-los a melhorar nas disciplinas escolares tradicionais."