Secretaria de Saúde do Recife promove ações de combate à tuberculose
No lançamento da campanha, na segunda-feira (11/11), às 9h, no Centro POP Glória, na Boa Vista, serão realizados exames para diagnosticar a doença
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (11/11), às 9h, o lançamento da campanha para marcar a Semana de Combate à Tuberculose. As ações serão desenvolvidas pela coordenação do Programa de Combate às Doenças Negligenciadas (Sanar Recife). A abertura será realizada no Centro POP Glória, local de referência a população em situação de rua, na Boa Vista. As ações seguem até a próxima sexta-feira, com ações educativas no Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno.
Durante a abertura, nesta segunda-feira, uma equipe do Consultório de Rua fará uma apresentação sobre os sintomas da doença e a importância do tratamento. Os educadores vão abordar a população, convidando as pessoas para fazer a baciloscopia de escarro, exame principal no diagnóstico e no controle de tratamento da tuberculose pulmonar. Também serão distribuídos materiais educativos.
Já dos dias 12 a 14 (terça a quinta) as ações serão voltadas para os detentos do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno. A coordenação do Sanar Recife dará informações sobre a doença e orientação sobre o tratamento. Os detentos também poderão fazer a baciloscopia de escarro.
Sanar Recife – A tuberculose está entre as quatro doenças (as outras três são filariose, hanseníase e helmintíase) que estão sendo combatidas pela Secretaria de Saúde do Recife para que até 2016 tenham os índices reduzidos ou eliminados. Para isso, foi lançado em setembro deste ano o Sanar Recife.
Em relação à tuberculose, o objetivo é de aumentar o percentual de curas para novos casos para mais de 85% e reduzir o abandono do tratamento para menos que 5%. Recife hoje ocupa o terceiro lugar na classificação nacional entre as capitais com relação à taxa de incidência da tuberculose e o segundo lugar geral em mortalidade quando comparados a outras capitais.