NOTÍCIAS

Esportes | 08.11.15 - 17h44

Caminhada da Pessoa Idosa com frevo e muita animação no Marco Zero

img_alt

Atividade reuniu centenas de participantes animados no Bairro do Recife, na manhã deste domingo (8), e contou com a presença do prefeito Geraldo Julio. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

Centenas de idosos encheram de animação o entorno do Marco Zero, no Bairro do Recife, durante a caminhada dos 8º Jogos da Pessoa Idosa, na manhã deste domingo (8). O prefeito Geraldo Julio prestigiou a largada da atividade, que tinha como percurso a Rua Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e a Praça do Arsenal. Na Rua Marquês de Olinda, uma estrutura de apoio foi montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, para dar suporte aos participantes com serviço de aferição de pressão, água e lanche, ambulância a postos, além da Frevioca para garantir a festa. 

"É uma semana de atividades esportivas para os idosos de todo o Recife, de todos os bairros. A gente está aqui agora neste domingo, às 7h da manhã, no Marco Zero para a caminhada com centenas de idosos que adoram participar. Temos no Recife cerca de 200 grupos de idosos, organizados em vários bairros, que têm atividades culturais, esportivas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Eu estou feliz de estar participando com eles aqui dessa largada da caminhada. Está todo mundo feliz, aferindo pressão, recebendo a camiseta e vai todo mundo fazer uma caminhada bonita aqui no Recife Antigo", afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

 
Morador do Alto do Eucalipto, João Batista, de 69 anos, afirmou não faltar animação para participar da caminhada todos os anos. "Faz a gente se sentir bem, é um lazer que faz a gente não ficar em casa parado e eu sou muito ativo", disse. Ele integra o grupo Centro Vivência Cristã de Idosos. Quem também comemorou a realização da atividade foi a moradora de Campina do Barreto, Maria dosPrazeres, de 70 anos, que faz parte do grupo Viva a Vida. "Eu sempre participo dos Jogos da Pessoa Idosa porque é muito importante ter uma terceira idade sadia. A gente adquire mais saúde, alegria de viver e faz novas amizades".
 
O secretário de Esportes do Recife, George Braga, também acompanhou a caminhada e explicou a importância de promover atividades como essa para a população. "É muito importante a gente tratar da qualidade de vida dessa turma que geralmente tem muita dificuldade de acesso à atividade física, o que é fundamental na terceira idade. Nós estamos fazendo uma semana de atividades físicas, mas essa não é a única do ano. Ao longo do ano, a gente faz várias caminhadas como essa, fazemos bailes dançantes e muitas atividades para que as pessoas da terceira idade tenham condição de viver bem e com alegria".
 
Com o tema "Jogando, conVIVENDO e ensinando, os 8º Jogos da Pessoa Idosa tiveram início na última quarta-feira (4) e vão até o dia 12/11. A programação inclui mostra artístico-cultural, oficinas, caminhada no Bairro do Recife, jogos adaptados e baile de encerramento, com o objetivo de estimular a atividade física na terceira idade, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos participantes. 
 
Entre os dias 9 e 11/11, acontecem as competições esportivas, das 7h30 às 11h30, no Sport. Na segunda-feira, haverá arremesso de pelota e arco, boliche e estafeta. Na terça, é a vez de handebol, futsal, tiro ao alvo e voleibol. Na quarta, as disputas incluirão hóquei, golfe, dama, dominó e basquete. O baile de encerramento acontece na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda, na AABB.