NOTÍCIAS

Infraestrutura | 08.11.17 - 17h13

Prefeitura do Recife garante recursos para contratação de 996 novas unidades habitacionais

Recife receberá mais de R$ 80 milhões do Governo Federal para unidades habitacionais nos bairros do Recife, Bongi, Tejipió, Cordeiro e Joana Bezerra

 

A garantia do direito à moradia digna está mais próxima para 996 famílias recifenses. A partir de demanda da Prefeitura do Recife, o Ministério das Cidades divulgou as propostas habilitadas para o financiamento de unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida (Faixa 1), com recursos que ultrapassam o investimento de R$ 80 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Desde o início de 2017, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), lançou sete editais de chamada pública para contratação de empresas de engenharia para construção dos conjuntos habitacionais.

A participação da gestão municipal no processo de contratação do Minha Casa, Minha Vida é diferente dos demais financiamentos. A Prefeitura é responsável pela definição da demanda habitacional, pelo estudo de viabilidade do terreno e da sua potencialidade de moradia, além da doação do terreno para o FAR. É do município, também, a responsabilidade de selecionar empresa de engenharia por meio de chamada pública, fazer uma análise do estudo preliminar entregue por ela e dotar o entorno da infraestrutura necessária para viabilizar o empreendimento.

A construtora vencedora da chamada pública fica responsável pela elaboração do projeto e apresentação da proposta à Caixa Econômica Federal. As empresas têm prazo de seis meses para cumprir as exigências do órgão financiador e garantir a contração. Os recursos para as obras são repassados pela Caixa diretamente para a construtora que irá executá-la. Após o início da intervenção, a Prefeitura deve se responsabilizar pela seleção das famílias beneficiadas, pelo trabalho social e pela implantação da gestão condominial.


As propostas selecionadas no Recife envolvem a edificação de habitações no Bairro do Recife (nova etapa do Conjunto Habitacional do Pilar - 176 UH); no Bongi (Conjunto Habitacional Novo Prado – 110 UH); em Tejipió (Conjunto Habitacional Boa Esperança – 80 UH); no Cordeiro (Conjunto Habitacional Antero Mota - 280 UH) e em Joana Bezerra (Conjunto Habitacional Vila Brasil 2 – 320 UH). Outros dez municípios foram beneficiados em Pernambuco, somando um total de 2.687 unidades habitacionais liberadas para o estado.