Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 08.11.22 - 13h01

Mais uma semana de dança por toda a cidade

img_alt

De hoje (8) até domingo (13), o 25º Festival de Dança do Recife, realizado pela Prefeitura do Recife, vai oferecer mais 13 espetáculos, de variados estilos, além de batalha de passinho feminina, oficinas, debates e discussões sobre a dança, o passado e o futuro dos movimentos que se encontram na cidade. Todas as atividades são gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)


Depois de quatro dias de programação intensa e bastante disputada pelo público, a 25ª edição do Festival de Dança do Recife vai garantir mais uma semana de celebração na cidade, espalhando atrações pelas ruas, espaços públicos e teatros. De hoje (8) até o próximo domingo (13), todo dia será da dança na cidade da música e de tantas e tão enraizadas tradições culturais. 

A programação, preparada e oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contará com mais 13 espetáculos, de variados estilos, além de batalha de passinho feminina, oficinas, debates e discussões sobre a dança, o passado e o futuro dos movimentos que se encontram na cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Hoje, a programação recomeça às 16h, com Roda de Terreiro, na Praça do Diário, e segue, na quarta e na quinta (9 e 10), com mais quatro espetáculos, uma performance, no Mercado de São José, e a apresentação de uma pesquisa sobre dança afro em Pernambuco, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro.

Também teve início hoje a etapa formativa do Festival, no Compaz Miguel Arraes e no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Até o dia 10, jovens atendidos nos dois equipamentos receberão noções básicas de dança popular e dança contemporânea, com as professoras Marcela Rabelo e Gardênia Coleto. Nas mesmas datas, Orun Santana ministra oficina de dança para crianças, no Centro de Educação Popular Maide Araújo (CEPOMA), atendendo à comunidade de Brasília Teimosa. 

Da sexta (11) até o derradeiro dia 13, mais seis espetáculos serão apresentados, além de debate sobre internacionalização da produção local de dança e sambada de maracatu.

A 25ª edição do Festival de Dança do Recife encerra no compasso do futuro, celebrando o passinho numa batalha feminina, embalada pelo DJ 440, convidando o Recife a dançar a força das tradições que não cessam de nascer da mistura das ruas, corpos e criatividades recifenses.

Os ingressos para todos os espetáculos serão distribuídos gratuitamente, nas bilheterias dos equipamentos culturais, uma hora antes do início de cada apresentação. 

Exposição - Além do palco, o Festival ocupará também as paredes do Teatro Hermilo Borba Filho, com a exposição/instalação Centelha, da artista Bruna Mascaro, que poderá ser visitada de terça a domingo, das 14h às 20h, de hoje até o dia 30 de novembro.

Homenageadas - A 25ª edição do Festival de Dança do Recife renderá homenagem não a uma, mas às várias mulheres que asseguram musculatura, força, emoção e história à dança popular na cidade. A homenagem coletiva será rendida às fundamentais: Adriana Frevo, Betânia Salustiano, Conceição dos Prazeres, Dadinha Gomes, Gaby Conde, Iaci Silva, Leila Nascimento, Lucélia Albuquerque, Lucicleide Maria, Marize Félix, Vilma Carijós, além da passista e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra.

 

25º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE

De 3 a 13 de novembro de 2022

 

Homenagem Coletiva às Mulheres da Dança Popular

Adriana Frevo + Betânia Salustiano + Conceição dos Prazeres + Dadinha Gomes + Gaby Conde + Iaci Silva + Leilane Nascimento + Lucélia Albuquerque + Lucicleide Maracatu Nazareno + Marize Félix + Vilma Carijós + Zenaide Bezerra 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 8/11 (Terça-feira)

- 16h às 16h40: Roda de Terreiro

Artista/grupo: Cia ArteFolia (Recife)

Local: Praça do Diário

 

DIA 9/11 (Quarta-feira)

- 19h30 às 20h10: Arranca

Artista/grupo: Domingos Júnior (Recife)

Local:Teatro Hermilo Borba Filho 

- 20h20 às 20h50: Rasura

Artista/grupo: Gabriela Carvalho, Mayara Ferreira e Yanca Lima (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 10/11 (Quinta-feira)

- 10h às 12h: TANDAN!

Artista/grupo: Cia. Etc. (Recife)

Local: Teatro Apolo 

- 13h às 13h30: Centelha (performance)

Artista/grupo: Bruna Mascaro (Recife)

Local: Mercado de São José

- 16h às 17h: Apresentação da pesquisa Dança Afro PE

Pesquisadora: Janaina Santos

Local: Casa do Carnaval

- 20h às 20h50: Sopro D’Água

Artista/grupo: Gabriela Holanda (Olinda)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 11/11 (Sexta-feira)

- 19h às 19h55: Ser Rizoma

Artista/grupo: Lane Cardoso (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho 

- 20h às 21h20: ÉTÀ - OYÁ TUNDÊ 

Artista/Grupo: Hellayne Sampaio (Recife)

Local: Teatro Santa Isabel

- 20h40 às 21h20: No Jogo da Dança

Artista/Grupo: Cia. de Dança Afro Daruê Malungo (Recife)

Local: Teatro Santa Isabel

 

DIA 12/11 (Sábado)

- 14h30 às 17h: Debate Roda de Internacionalização

Participantes: Consulado da França, Fervo Projetos Culturais, FETEAG, Instituto Cervantes, PCR/SECULT/FCCR,  Aquarius Production

Mediação: Danilo Carias

Local: Teatro de Santa Isabel

- 16h às 17h30: Sambada de Maracatu 

Artistas/Grupos: Maracatu Piaba de Ouro + convidados (Recife)

Local: Parque Dona Lindu

- 19h às 19h30: Ara ti o jo

Artista/Grupo: Alisson Lima (Recife/São Paulo)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

- 20h às 20h40: Sobre Mosaicos Azuis

Artista/Grupo: Januária Finizola (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 13/11 (Domingo)

- 15h30 às 16h: Cambone

Artista/Grupo: João Petronílio (Salvador)

Local: Avenida Rio Branco

- 16h às 20h: Batalha de Passinho Só Mulheres + DJ 440          

Local: Rua do Bom Jesus (Recife Antigo)

DIAS 8 a 30/11

- 14h às 20h: Exposição Centelha

Artista: Bruna Mascaro

Local: Teatro Hermilo Borba Filho