Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 08.11.24 - 17h27

Circuito Sagrado completa dez anos e ganha nova identidade: Recife Sagrado

img_alt

Outra novidade é a ampliação do roteiro, com a inclusão de mais duas igrejas - das Fronteiras e de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos -, as quais se somam às outras dez já participantes do projeto

O Recife é uma das principais cidades do Brasil com um relevante patrimônio religioso. São séculos de história, arquitetura, cultura e religiosidade, que ajudaram a erguer a capital pernambucana e atestam seu grande potencial voltado ao turismo religioso. Com a finalidade de impulsionar essa vocação turística - enriquecida com importantes roteiros e grandes festas de celebração à fé e à espiritualidade - a Secretaria de Turismo e Lazer da cidade comemora os 10 anos do projeto Circuito Sagrado no próximo domingo (10). E, para marcar essa data especial, o projeto ganha uma nova identidade: Recife Sagrado. O novo nome reflete o comprometimento da Prefeitura com a preservação e a valorização das instituições sagradas que fazem parte do patrimônio histórico, cultural e espiritual do Recife.


Outra novidade é que o Recife Sagrado amplia seu roteiro, ao incluir duas novas igrejas, agora passando a contar com 12 instituições religiosas já participantes do projeto. A Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, e Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos, em Santo Antônio, são os dois novos templos que passam a integrar esse roteiro e somam-se aos demais: Convento de Santo Antônio, Capela Dourada, Madre de Deus, Rosário dos Homens Pretos, Conceição dos Militares, Basílica do Carmo, Igreja do Terço, São Pedro dos Clérigos, Basílica da Penha e Sinagoga Kahal Zur Israel.


A Igreja das Fronteiras possui um significado histórico enquanto edificação e por toda a simbologia de ter sido o lar de Dom Helder Câmara, de um dos maiores religiosos da história do Brasil. A Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos, por sua vez, por estar no coração do centro do Recife e por sua relevância histórica; foi lá onde Dom Pedro II foi eleito juiz perpétuo e protetor da irmandade. 


RECIFE SAGRADO – É um projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife que abre as portas de 12 templos do Centro do Recife para turistas e moradores, através de mediações diárias conduzidas por estagiários bilíngues, que explicam os aspectos históricos, artísticos e arquitetônicos desses espaços de grande relevância para a cidade. Dessa forma, o projeto oportuniza acesso à cultura, promove a educação patrimonial, a educação e conscientização, bem como o fomento ao diálogo inter-religioso e a valorização do patrimônio cultural. 


“Mais do que visitar igrejas, os participantes do Recife Sagrado têm a possibilidade de vivenciar a história, o acolhimento e a beleza de cada templo em um dos destinos mais ricos em tradições religiosas do Brasil. Essa celebração é uma oportunidade para reafirmar a importância desse projeto para a cidade e para o público que busca se conectar com as raízes culturais e religiosas da cidade”, destacou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho.


MÚSICA NA IGREJA – Para celebrar esta década de sucesso, o Recife Sagrado convida todos para uma edição especial do Projeto Música na Igreja, que acontecerá no próximo domingo, dia 10 de novembro, às 9h, na Igreja das Fronteiras. O concerto em homenagem a Dom Helder contará com a participação da Orquestra Riviera e tem como objetivo levar música de qualidade às igrejas. O evento vai celebrar não só o aniversário do circuito, mas também a relação única entre a música e o ambiente sagrado, proporcionando momentos de conexão e reflexão para todos que participam.


SERVIÇO

Música na Igreja: lançamento do projeto Recife Sagrado

Data: 10/11/2024

Hora: 9h

Local: Igreja de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras

Endereço: Rua Henrique Dias, s/n, Boa Vista